quarta-feira, 14 de abril de 2021

Christopher Ross: “negociações entre a Frente Polisario e Marrocos nunca serão frutuosas” - John Bolton: "A MINURSO é uma missão inútil que não cumpriu com o seu mandato"



Washington (ECS). 14-04-2021- Teve lugar esta tarde uma conferência virtual sobre o conflito do Sahara Ocidental, moderada por Katlyn Thomas —membro do Comité de Direito Internacional e ex-presidente do Comité da ONU — tendo participado como oradores o Embaixador John Bolton, ex-embaixador dos Estados Unidos nas Nações Unidas (2005 - 2006) e antigo Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA (2018-2019); o Embaixador Christopher Ross, diplomata dos EUA na Líbia (1969-70) e Marrocos (1970-73) e Embaixador dos EUA na Argélia (1988-91) e na Síria (1991-98), Coordenador da Luta Antiterrorista do Departamento de Estado (1998-99), e Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental (2009 a 2017); e Elliott Abrams, Senior Fellow for Middle East Studies no Conselho das Relações Externas em Washington D. C, antigo Secretário de Estado Adjunto (1981-1989), antigo Conselheiro Nacional de Segurança Adjunto (2005-2009).

 

Christopher Ross: O Estado saharaui tem todos os ingredientes para ser bem sucedido como Estado independente


O antigo enviado pesoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, o americano Christopher Ross, afirmou durante a sua intervenção que as negociações diplomáticas entre as duas partes em conflito, a Frente Polisario e o Reino de Marrocos, nunca serão frutuosas porque as duas partes se agarram às suas reivindicações.

Ross afirmou que Marrocos retirou o referendo como opção nas negociações porque sabe que o seu resultado será a escolha de independência pelo povo saharaui. O Estado saharaui tem todos os ingredientes para ser bem sucedido como Estado independente - afirmou.

 

A "New York City Bar Association", prestigiada organização profissional de advogados, realizou hoje a conferência sob o tema: "O presidente Biden deve aprovar a decisão do anterior presidente Donald Trumpo de reconhecer a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental? "

John Bolton: O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, deve corrigir rapidamente a decisão unilateral de Trump de reconhecer a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental

 

Por sua vez, John Bolton interveio para sublinhar que qualquer solução deveria dar ao povo do Sahara Ocidental o seu direito à autodeterminação. Mencionando também que a declaração do ex-Presidente dos EUA Donald Trump foi um erro em vão que prejudicou gravemente a política dos Estados Unidos na região.

O antigo Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA apelou na sua intervenção ao Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, para corrigir rapidamente a decisão unilateral de Trump de reconhecer a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental.

O diplomata norte-americano pediu também para seja suspenso o apoio à missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental, MINURSO, por ser inútil e não ter cumprido o seu mandato.

A soberania sobre o Sahara Ocidental tem sido objecto de um conflito armado entre Marrocos e os povos do Sahara Ocidental, os saharauis, desde 1975. Em Dezembro de 2020, o Presidente Trump declarou que os Estados Unidos reconheceriam a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental como parte de um acordo ao abrigo do qual Marrocos "normalizaria" as suas relações diplomáticas com Israel.

A nova administração Biden ainda não se pronunciou formalmente sobre a posição tomada pela sua antecessora, embora o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na conversa que manteve com o SG da ONU, António Gueterres, a 29 de Março, tenha sublinhado “o apoio dos EUA às negociações políticas e exortou o Secretário-Geral a acelerar a nomeação de um Enviado Pessoal”.

Fonte: ECSaharaui


Sem comentários:

Enviar um comentário