terça-feira, 19 de outubro de 2021

Marrocos-Argélia: a caixa de Pandora está aberta





Ali Lmrabet (*) - 19 outubro 2021 MIDDLE EAST EYE


Marrocos baixou o tom em relação à Europa e procura consolidar as relações com Israel a fim de se concentrar num adversário sobre o qual não tem qualquer controlo: a Argélia


Há várias semanas que se sussurra que o regime marroquino pretende alterar o funcionamento das suas embaixadas na Alemanha, Espanha e Bruxelas (União Europeia), deixando apenas “encarregados de negócios” à frente destas representações diplomáticas.

Marrocos procuraria assim mostrar a sua raiva duradoura para com os Estados cujas posições diplomáticas sobre o conflito do Sahara Ocidental não correspondem aos seus interesses.

Diz-se que Rabat incluiu a Comissão Europeia porque não conseguiu ganhar o seu processo contra a Frente Polisario no Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).

Recorde-se que o TJUE emitiu recentemente uma decisão declarando nulos e sem efeito os dois acordos assinados entre Marrocos e a Europa, nomeadamente sobre agricultura e pescas, por incluírem o território do Sahara Ocidental.

Marrocos zangado com todos? Este tem sido efetivamente o caso desde há alguns meses com os países acima mencionados, e mesmo indiretamente com a nova e relutante administração americana, que não confirmou nem negou a declaração presidencial de Donald Trump que reconheceu a soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental (obtida em troca da normalização das relações diplomáticas entre Marrocos e Israel).

Mas esta querela estará agora ultrapassada. Marrocos está em vias de largar o lastro com a Europa para se concentrar num adversário sobre o qual não tem qualquer controlo: a Argélia.

De antagonista declarado, Argel está a transformar-se todos os dias, com velocidade vertiginosa, num inimigo visceral de Rabat. Daí a necessidade de Marrocos fazer um aggiornamento.

O objectivo seria “consertar” as relações - mesmo que superficialmente - com os europeus; agachar-se perante a administração americana, aguardando o esperado regresso de Donald Trump ao cargo; e consolidar as relações com Israel.



Uma volta de 180 graus

Para o regime Alauita, Israel representa o acesso ao poderoso lobby pró-israelita no Congresso que, acredita-se em Rabat, pode fazer e desfazer a política internacional de Washington.

Esta estratégia, uma tática para alguns, não é irracional. No seu confronto total com a Alemanha e Espanha, Marrocos não colheu benefícios da sua cólera.

Berlim não demonstrou qualquer vontade de seguir o exemplo de Trump. Pelo contrário, a Alemanha invoca a legalidade internacional para resolver o conflito do Sahara Ocidental.

E se a diplomacia alemã está disposta a reservar um pequeno lugar para Marrocos na mesa de negociações de paz sobre a Líbia, não intervirá para silenciar a “bête noire” das autoridades marroquinas, o YouTubur Mohamed Hajib. Mas isto não impede Marrocos de fazer grandes manobras para "silenciar Hajib definitivamente" ou para o levar a "negociar", de acordo com fontes fiáveis.

Este último tem sido objeto de um número infinito de processos interpostos pelos serviços secretos marroquinos (DST) que foram todos rejeitados pelo sistema judicial alemão, o que levou à fúria do Palácio Real, uma vez que num discurso recente o rei Mohamed VI se lhe referiu, indiretamente é verdade e sem mencionar a Alemanha.

Apesar disso, Marrocos silenciará as suas reprimendas até que as relações regressem ao normal sem que seja visto como uma derrota.

Em relação à Espanha - país com o qual Marrocos tem estado em desacordo desde que o governo de Pedro Sánchez acolheu o líder da Frente Polisario, Brahim Ghali - o rei Mohamed VI acaba de fazer um gesto notável. E inesperado.

Até agora, o regime recusou-se a reenviar para Madrid a sua embaixadora Karima Benyaich, que foi chamada para consultas em Maio, e a receber o novo ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares, que implora pelo encontro [desde que tomou posse].

Ora, numa mensagem de felicitações dirigida aos reis de Espanha por ocasião do seu dia nacional, o soberano marroquino declarou a sua "grande satisfação pelos sólidos laços de amizade que unem as duas famílias reais e pelas relações privilegiadas marcadas por uma cooperação frutuosa e estima mútua que existe entre os reinos de Marrocos e da Espanha”.

Comprometendo-se, inclusive, a "trabalhar para elevá-los ao nível das aspirações e ambições dos dois povos amigos".

Pode parecer uma fórmula diplomática trivial, mas é a primeira vez, desde a eclosão da crise entre Marrocos e Espanha, que Mohamed VI envia uma mensagem a Felipe VI. E as palavras têm seus significados: "grande satisfação", "fortes laços de amizade", "relações privilegiadas", "cooperação fecunda", "estima mútua", etc.

Vindo de um país onde um Ministro de Estado (El Mostafa Ramid) havia anunciado no auge da crise de Ceuta em maio passado que a Espanha pagaria um "preço alto" por ter recebido Ghali, trata-se de uma mudança a 180 graus

Tanto mais porque a embaixadora marroquina em Madrid, Karima Benyaich, que esteve na linha da frente da ofensiva verbal e diplomática contra a Espanha, foi atingida por uma crise de silêncio.



Priorizar os esforços em relação à Argélia

No que diz respeito a Bruxelas, é óbvio que o regime alauita preferiu esquivar-se após a sentença do TJUE, que é, no entanto, uma verdadeira marretada na cabeça da Comissão Europeia e do regime marroquino.

Aqueles que esperavam uma reação violenta por parte de Marrocos tiveram que o entender. Marrocos tinha já antecipado este descalabro.

A prova é que o comunicado conjunto que regista a decisão do TJUE, assinado pelo Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, e pelo ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita, foi publicado escassos minutos após o anúncio do veredicto.

O facto de alguns em Marrocos terem chamado ao TJUE um tribunal "ideológico" ou um "tribunal de primeira instância" não diminui o desejo de apaziguamento de Marrocos com Bruxelas. As pontes não estão cortadas com a UE, o principal parceiro comercial de Marrocos.

Finalmente, no que diz respeito aos EUA, a aceitação por Marrocos de Staffan de Mistura como novo enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, embora se lhe tenha oposto (ao contrário da Frente Polisario, que o aceitou a 28 de abril), é uma forma de o regime não contrariar a administração americana. Foi Washington que impôs De Mistura.

Estes gestos de apaziguamento de Marrocos em relação aos seus aliados ocidentais têm um significado. Eles parecem indicar que o reino Cherifiano está a tentar livrar-se das múltiplas frentes que abriu, a fim de dar prioridade aos seus esforços em relação à Argélia.

Não obstante os céticos, um conflito armado entre os dois vizinhos superarmados do Magrebe não é hoje uma ficção. Isso foi verdade há alguns meses atrás. Já não é esse o caso hoje em dia.

O regime de Mohamed VI não escolheu Israel por considerações filosóficas. Ao empenhar-se resolutamente numa ampla cooperação militar com Israel, foi para além da normalização das relações diplomáticas.

O programa de fabrico de drones israelitas em Marrocos e a participação das tropas marroquinas em exercícios militares em território israelita em julho pretendem ser a expressão de uma aliança estratégica entre os dois países.

A aceitação por Marrocos de Staffan de Mistura como novo enviado pessoal da ONU para o Sahara Ocidental é uma forma de o regime evitar confrontar-se a Washington (AFP/Fabrice Coffrini)



Não é impossível que Marrocos tenha assinado acordos secretos de defesa com Israel. Em antecipação de futuras convulsões.

Os argelinos também não estão parados. As manobras militares junto à fronteira marroquina em janeiro, e mais recentemente, o envio no início de outubro de elementos das forças especiais para participar noutros exercícios militares, desta vez com o 58º exército russo na Ossétia do Sul, uma república autónoma da Federação Russa, destinam-se também a ser sinais para Rabat.

Para que não hajam dúvidas, o Presidente argelino Abdelmadjid Tebboune acaba de declarar que o seu país está pronto para a guerra. Numa entrevista na televisão pública no domingo 10 de outubro, ele não poupou nas palavras: "Qualquer país que atacar a Argélia irá arrepender-se imediatamente. Isso é claro", insistiu ele, acrescentando: "Se alguém nos desafiar, juro por Deus [que a guerra] não terá fim.

Escusado será dizer que o Estado que Tebboune rotulou na sua entrevista como "torturador" e "agressor" não é outro senão Marrocos.


O terceiro ladrão

As intenções belicosas de Abdelmadjid Tebboune são tão flagrantes que ele recusou qualquer mediação entre o seu país e o seu vizinho ocidental. Quando se recusa uma mediação, geralmente significa que se está à procura e pronto para lutar.

Marrocos e a Argélia discutiam diplomaticamente sobre o conflito do Sahara Ocidental, mas isso fez parte de uma certa normalidade durante mais de 40 anos.

Mas a introdução de um terceiro país, Israel, neste confronto estritamente magrebino está a abalar o equilíbrio e a relação de forças na região.

Nada nos diz que a Argélia não vai convidar um quarto partido para este perigoso jogo: a Rússia, o seu principal fornecedor de armas. Empurrada ao limite, Argel pode ir mais longe convidando também o Irão. E quem diz Irão diz Hezbollah, os dois espantalhos perfeitos para deixar os marroquinos e os israelitas ansiosos.

Obviamente, este grande carrossel não ajuda os assuntos dos Estados da região. A Espanha pode temer alguma turbulência no seu fornecimento de gás argelino. E a França, que já está a olhar para a "ascensão de poder da Rússia no Mediterrâneo oriental", corre o risco de ter de coabitar com Putin não muito longe da sua costa mediterrânica.

Este cenário de catástrofe pode permanecer confinado a um jogo de equilíbrio de terror, mas o sentimento dominante é que será difícil voltar a fechar esta caixa de Pandora.



Ali Lmrabet

Ali Lmrabet é jornalista marroquino e ex-grande repórter do diário espanhol El Mundo, para o qual continua a trabalhar como correspondente no Magrebe. Proibido pelo governo marroquino de trabalhar como jornalista no seu próprio país, trabalha atualmente com os meios de comunicação espanhóis. Pode segui-lo no Twitter: @alilmrabet.

Sem comentários:

Enviar um comentário