quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

O apoio ao Sahara Ocidental e à Palestina "continua a ser um pilar central do nosso trabalho" - Afirma o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa

 


Cidade do Cabo (África do Sul) APS - O apoio à autodeterminação dos povos da Palestina e do Sahara Ocidental continua a ser um pilar central do trabalho do governo sul-africano em prol de uma ordem mundial justa, disse esta quarta-feira o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa.

"Não podemos aceitar que ainda haja pessoas no século XXI que continuam a definhar sob ocupação colonial", disse Ramaphosa na sua resposta ao debate após o seu discurso sobre o Estado da Nação.

A África do Sul sempre apoiou a independência do Sahara Ocidental e o fim da ocupação sionista na Palestina.

Pretória considera o Sahara Ocidental como a última "colónia" do continente africano e apela à realização de um referendo sobre a autodeterminação neste território não autónomo.

Em Julho de 2021, a África do Sul opôs-se ferozmente à decisão do Presidente da UA, Moussa Faki, de conceder à entidade sionista o estatuto de observador, argumentando que a conduta da ocupação israelita "não está em conformidade com os valores consagrados no Ato Constitutivo da UA", decisão que foi suspensa na última cimeira da UA realizada a 5 e 6 de Fevereiro em Adis Abeba.

Sem comentários:

Enviar um comentário