sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Brahim Ghali pronuncia-se sobre a relação com o governo espanhol e o papel da UE no conflito



Sobre a relação com Espanha, o Presidente da RASD afirmou: "Esperamos que seja mais próxima, mais estável e sólida; e que a chantagem marroquina não a influencie".


Bruxelas (ECS) 18-02-2022 – O Presidente da República Saharaui, Brahim Ghali, deu uma entrevista à televisão espanhola Antena Tres. O líder saharaui falou sobre a possibilidade de abrir uma nova etapa nas relações entre a Espanha e a Frente Polisario. 

Questionado se a questão médica (o seu internamento por Covid) desencadeou uma tempestade política em Espanha, Ghali respondeu: "Sim, lamento que a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Arancha González Laya, tenha pago por um gesto humanitário, e também não deveriam ter cedido a Marrocos nessa medida, é demasiado".

Na entrevista, Ghali abordou a relação com Espanha. "A relação com o governo espanhol... o que posso dizer, não é muito tíbia nem muito quente. Esperamos que seja mais próxima, mais estável e sólida, e que a chantagem marroquina não a influencie", disse Ghali.

Questionado sobre a carta enviada por Rabat aos eurodeputados pela sua presença na Cimeira EU-UA, Brahim Ghali afirma que é um sinal do desespero de Marrocos "porque a República saharaui está a ganhar terreno internacional". "De Marrocos, nada pode ser excluído", acrescentou.


Sobre o papel da União Europeia em relação ao conflito

O presidente saharaui define a atitude da Europa para com o povo saharaui como passiva: "Nunca sentimos uma participação ativa das autoridades europeias para que o peso da UE seja exercido e ajude a resolver este conflito que se arrasta há mais de 40 anos". Brahim Ghali apela a um maior envolvimento por parte da Alemanha e Espanha "como os dois países da UE que podem ajudar a resolver o conflito a partir da Europa".

Sobre o acordo de pesca, disse que o acórdão do Tribunal de Justiça da UE era muito importante: "Foi muito contundente, é um reconhecimento de que são dois territórios diferentes, e deve ser o ponto de referência nas negociações separadamente com Marrocos e o Sahara".


"O povo saharaui alcançará os seus objectivos"

Ghali declara a propósito de um referendo sobre a autodeterminação do Sahara Ocidental que sobre esta questão "a Espanha tem uma responsabilidade plena e total neste conflito. Tem de o assumir de uma forma ou de outra, hoje, amanhã ou em X tempo. A Espanha tem de se envolver mais, porque é a causa do que estamos a sofrer. O povo saharaui atingirá os seus objectivos, sofrerá, terá de fazer mais sacrifícios, mas está muito apegado aos seus direitos, à autodeterminação e à independência, e está a abrir os seus braços à boa vizinhança, inclusive com Marrocos".

Sobre Staffan De Mistura, o enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, o líder saharaui diz que "é o primeiro enviado a chegar a uma situação de guerra, e isso condiciona-o. Se tiver o total apoio do Conselho de Segurança da ONU, incluindo o apoio da França, penso que será capaz de seguir em frente. Ele deve analisar as razões que levaram os seus antecessores ao fracasso. Ou se Marrocos continuar a obstruir os esforços da comunidade internacional. É um processo que não é complexo, a solução é fácil e simples. Um dia de liberdade, urnas eleitorais, votos e respeito pelos resultados que saem das urnas eleitorais. Porque fogem desta situação, porque se opõem a uma situação democrática, de que têm medo? 



Sem comentários:

Enviar um comentário