segunda-feira, 4 de julho de 2022

Marrocos proíbe o enviado do SG da ONU Staffan De Mistura de visitar o Sahara Ocidental




Nova Iorque - O Governo de Marrocos não permitiu que o novo Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan De Mistura, visitasse o território saharaui sob a sua ocupação. A ONU também confirmou que o seu enviado não está a viajar para o Sahara Ocidental.
De Mistura chegou este sábado 2 de julho de 2022 a Marrocos, vindo de França, para uma visita de dois dias. Esta é a segunda visita à região desde a sua nomeação em outubro de 2021.
O objetivo da visita, segundo a ONU, é tentar relançar as negociações diretas entre Marrocos e a Frente Polisario. Staffan de Mistura encontrou-se com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita. De momento, não se conhecem pormenores sobre o programa de De Mistura, que foi nomeado em outubro passado para substituir o antigo Presidente alemão Horst Kohler, que durante todo o seu mandato (apenas 20 meses) levou as duas partes à mesa de negociações duas vezes em Genebra.
"Após uma digressão regional em janeiro passado, o Enviado Pessoal do SG espera aprofundar as consultas que iniciou nessa altura com todas as partes interessadas sobre as perspetivas de progresso construtivo no processo político no Sahara Ocidental", disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.
Questionado se o enviado da ONU pretende, neste contexto, relançar negociações semelhantes às organizadas pelo antigo enviado alemão Horst Koehler em 2019 antes da sua demissão, o porta-voz da ONU não deu uma resposta clara, dizendo apenas que o que ele procura "é como podemos fazer avançar o diálogo no contexto das resoluções relevantes do Conselho de Segurança".
O processo político tem estado num impasse total durante o último ano, com Rabat a propor apenas um estatuto de autonomia vagamente definido para o território e os Saharauis a exigirem que qualquer solução seja decidida num referendo.
Perguntado por que razão a Argélia ou a Mauritânia não estão incluídas na viagem do enviado, Dujarric respondeu que fornecerá mais detalhes assim que tiver mais informações à medida que a viagem de De Mistura avance.


Sem comentários:

Enviar um comentário