terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Jogadora de futebol Al-Mamiya Jaafar detida e em risco de ser deportada para Marrocos

 



É incompreensível que se esteja a considerar a deportação de uma activista saharaui dos direitos humanos para um local onde a sua segurança pessoal está claramente em risco.

Por Héctor Santorum

 

Al-Mamiya Jaafar: "Tornei-me jogadora profissional de futebol feminino e o meu nome tornou-se conhecido. As forças de ocupação marroquinas tentaram obrigar-me a jogar pela equipa de futebol feminino marroquina, mas eu recusei representar a camisola das forças de ocupação marroquinas".

Numa situação cada vez mais preocupante, a organização independente de defesa dos direitos humanos Coletivo de Defensores de Direitos Humanos no Sahara Ocidental (CODESA) exprime a sua profunda preocupação com a detenção e possível deportação de Al-Mamiya Jaafar, uma destacada defensora dos direitos humanos e membro activo da organização.

As informações recebidas pelo CODESA revelam que Jaafar se encontra actualmente detida no aeroporto de Orly, em França, sob a ameaça iminente de ser deportada para Marrocos. A situação é ainda mais crítica porque Jaafar tinha pedido asilo político em França, mas infelizmente o seu pedido foi rejeitado e a decisão de deportação foi tomada antes da resolução do seu recurso, que sofreu atrasos injustificados.

Jaafar chegou ao aeroporto de Orly, vinda da Guiana Francesa, e a sua firme recusa em ser deportada para Marrocos tem sido fundamental para evitar o seu afastamento. Neste momento crucial, o CODESA está a intensificar os seus esforços para assegurar uma representação legal adequada e para defender os direitos fundamentais de Jaafar.

É incompreensível que se pense na deportação de uma activista dos direitos humanos saharaui para um local onde a sua segurança pessoal está claramente em risco.

O CODESA apelou urgentemente às autoridades francesas para que reconsiderassem esta decisão e dessem o espaço necessário para que Jaafar apresentasse o seu pedido de asilo político de uma forma justa e transparente.

Neste contexto, tivemos a oportunidade de receber o testemunho de Al-Mamiya Jaafar.

 

Héctor Santorum: Pode descrever as ameaças específicas que enfrentou no Sahara Ocidental antes de vir para França?

Al-Mamiya Jaafar: Fui ameaçada de liquidação física, difamação, vigilância, chantagem e outras formas de tratamento degradante devido à minha posição de reivindicação do direito à autodeterminação do povo saharaui. Defender os direitos do povo saharaui é um crime segundo a força de ocupação marroquina.

 

Héctor Santorum: Pode dar-nos pormenores sobre a sua detenção em Marrocos e as circunstâncias que a rodearam?

Al-Mamiya Jaafar: Fui detida várias vezes depois de participar num protesto, levada para a esquadra da polícia, ameaçada e reprimida.

 

Héctor Santorum: Quais foram as principais razões que a levaram a pedir asilo político em França?

Al-Mamiya Jaafar: Tornei-me jogadora profissional de futebol feminino e o meu nome tornou-se conhecido. As forças de ocupação marroquinas tentaram obrigar-me a jogar na equipa de futebol feminino marroquina, mas recusei-me a representar a camisola das forças de ocupação marroquinas, o que me colocou em confronto direto com os serviços secretos marroquinos, que nos sujeitaram a ataques constantes.

 

Héctor Santorum: Como foi a sua experiência durante o processo de pedido de asilo em França? Houve desafios específicos com que se deparou durante este processo? Quais foram os motivos invocados para o indeferimento do seu pedido de asilo político em França? Quais são os riscos específicos que enfrenta em caso de deportação para Marrocos e como poderiam afetar a sua segurança física e psicológica?

Al-Mamiya Jaafar: Cheguei à Guiana Francesa em maio passado e pedi proteção aqui. De facto, a vida lá é muito difícil e os procedimentos são complicados. Há muita pressão, mas também há problemas que têm de ser controlados.

Em geral, fui para lá e candidatei-me a jogar numa equipa de futebol local da Guiana Francesa chamada Loyola Club. Comecei a jogar futebol nessa equipa e tive uma boa experiência.

Tinha amigos e colegas e mantinha boas relações com eles até chegar a decisão de rejeição, que eu não esperava. Fiquei chocada e depois acumularam-se problemas com o meu ex-marido, que me magoou muito, me ameaçou e me fez sofrer muito.

Apresentei queixa contra ele na polícia e ele continuou a fazê-lo até lá chegar, complicando a situação numa altura em que era necessário recorrer da decisão de rejeição para o tribunal.

Não o consegui fazer, pelo que veio a decisão de deportação para a morte e a perseguição de que fugi. Descobri que, com uma decisão desumana, podia ser atirado para a fogueira.

 

Héctor Santorum: Como é que o CODESA a apoiou durante este período e que medidas tomou a organização para defender o seu caso?

Al-Mamiya Jaafar: Sou membro do comité administrativo da organização CODESA e a minha irmã é membro do conselho executivo da organização, ocupa o cargo de secretária-geral adjunta. Desde que foi tomada a decisão de me deportar, o CODESA tem feito tudo o que está ao seu alcance para impedir este massacre e este crime contra a humanidade. Apoia-me e preparou uma carta urgente às autoridades francesas para o impedir.

 

Héctor Santorum: Como vê o papel da comunidade internacional em situações como a sua e que tipo de apoio espera da comunidade internacional?

Al-Mamiya Jaafar: O Sahara Ocidental, de acordo com a decisão do Tribunal Europeu, é um território distinto e separado de Marrocos, bem como a decisão do Tribunal Africano dos Direitos do Homem e dos Povos, ou seja, um povo ocupado por uma potência estrangeira.

Recentemente, relatórios de organizações internacionais como a Amnistia Internacional, a Human Rights Watch e a Frontline confirmaram que a realidade dos direitos humanos na parte ocupada do Sara Ocidental é uma catástrofe e que existe uma violação sistemática e contínua contra civis e activistas. Os senhores deputados acompanharam a forma como a nossa organização foi impedida de realizar a sua conferência e como os nossos camaradas foram reprimidos no local.

A comunidade internacional tem de ser justa e estar do lado das vítimas e não do lado do carrasco. Foi devido à inação da comunidade internacional que chegámos a esta situação. Estamos a ser tratados de forma vergonhosa por aqueles que pensávamos que poderiam ser um refúgio para nós.

 

Héctor Santorum: Quais são as vossas expectativas e esperanças para o futuro, tendo em conta a situação atual e os desafios que enfrentam?

Al-Mamiya Jaafar: Há uma verdadeira frustração em relação ao futuro, a repressão continua e agora há uma guerra que está em curso desde 13 de novembro de 2020 e que pode evoluir devido à inação da comunidade internacional, na qual o povo saharaui depositou a sua confiança durante mais de três décadas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário