quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

UNESCO coloca a República Saharaui no segundo lugar de países de África com maior alfabetização

 


No momento em que o povo saharaui dos campos de refugiados celebra o Dia do Professor e homenageia todos aqueles que se dedicam a tão nobre missão - data que ocorreu ontem, 31 de dezembro, - as autoridades saharauis chamam a atenção para a importância que têm tido as Campanhas de Alfabetização, iniciativas-chaves “para cultivar o povo e arrancá-lo de anos de obscuridadade heredados ddos tempos do colonialismo espanhol”.

“As campanhas de alfabetização foram bem sucedidas graças à participação dos jovens que oferecem as suas férias de verão para as dedicar ao esclarecimento do povo saharaui” - sublinham.

É de salientar a política do Estado saharaui que, desde o início, deu grande importância ao ensino e à educação. Graças a este esforço coletivo, a juventude saharaui é a mais instruída e preparada.


 O primeiro-ministro, Bachraya Hamudi Bayun, afirmou que o Estado e a sociedade estão empenhados em criar as condições necessárias para que o professor possa desempenhar a sua tarefa e o seu trabalho na formação e instrução das novas gerações.

O Primeiro-Ministro saharaui, no discurso que proferiu ontem, Dia Nacional do Ensino, salientou que a profissão de professor é uma profissão nobre que deve ser respeitada e acarinhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário