domingo, 7 de dezembro de 2025

A Guerra no Sahara Ocidental de 01 a 30 de novembro

 


O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) mantém, desde novembro de 2020, uma ofensiva contínua e persistente contra as forças marroquinas no Sahara Ocidental, após o colapso do cessar-fogo mediado pela ONU que vigorava desde 1991. Esse acordo, apoiado também pela então Organização da Unidade Africana, previa a realização de um referendo de autodeterminação — entre independência ou integração em Marrocos — que nunca chegou a concretizar-se e que agora grandes potências como os EUA e França se mostram dispostos a enterrar.

A Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), criada para organizar esse processo, limita-se atualmente a registar os confrontos no terreno, sem mandato para intervir.

As operações do ELPS concentram-se ao longo do “muro de areia” — também conhecido como o “muro da vergonha” — uma barreira militar construída por Marrocos entre 1980 e 1987, com 2.720 quilómetros de extensão, valas, campos minados e cerca de 200 bases fortificadas. A estrutura divide o território em duas zonas:

A oeste, sob controlo marroquino, onde se localizam as cidades de El Aaiún, Smara e Dakhla e toda a frente Atlântica;

A leste, no interior, sob controlo da Frente Polisário, a considerada “zona libertada”.



Operações militares em novembro

04 de novembro - Destacamentos do Exército de Libertação do Poco Saharaui (ELPS) executaram na tarde deste dia um bombardeamento concentrado contra posições do exército ocupante na região de Gararat Al-Firsik, no setor de Mahbes, no extremo nordeste do território do Sahara Ocidental (SO).

06 e 07 de novembro – Forças do ELPS efetuaram uma operação de bombardeamento concentrado contra posições de artilharia inimiga situadas na região de Ichrik Lagrab, no setor de Guelta, no centro do SO ocupado.

Também uma base de intervenção e apoio do exército marroquino na zona de Ashrak Sedra, também no setor de Guelta foi alvo de ataque das forças saharauis, causando baixas entre as fileiras das forças de ocupação.

08 de novembro - Um centro de comando, controlo e comunicações das forças de ocupação no setor de Hauza, no norte do SO, foi alvo de um ataque dos efetivos do ELPS, ataque que causou baixas nas forças ocupantes marroquinas

13 de novembro - De acordo com o Boletim de Guerra do Ministério da Defesa Nacional, destacamentos avançados do Exército de Libertação Nacional atacaram nas véspera, à noite, um posto de comando e controlo do exército de ocupação marroquino instalado na região de Taref Tawarchit, no setor de Um Dreiga. O comunicado acrescenta que outros bombardeamentos intensos foram lançados, na manhã do dia 13, contra posições de artilharia inimigas instaladas na região de Lazraziyat, no setor de Guelta, causando baixas consideráveis entre as fileiras dos soldados do exército marroquino, além de um ataque contra uma base de apoio e logística localizada na região de Ichrik As-sadra, no mesmo setor. Estas operações ocorreram no extremo sul da região central de Saguia El Hamra e o norte da região de Rio de Ouro, na parte sul do território do SO.

13 de novembro – Unidades do ELPS levaram a cabo uma operação de bombardeamento contra posições de artilharia do exército invasor na zona de Ashrak Lagrab, no setor de Guelta, causando baixas entre o exército ocupante.

15 de novembro - A Direção Central do Comissariado Político do ELPS informou que unidades do Exército Popular de Libertação Saharaui (ELPS) realizaram um ataque este sábado, 15 de novembro de 2025, contra uma base de apoio na retaguarda do inimigo na zona de Ashrak Al-Sidra, no setor de Guelta, causando baixas nas forças inimigas.

18 de novembro - Unidades do ELPS desencadeiam um bombardeamento concentrado contra posições de artilharia das FAR marroquinas instaladas na região de Amheibas Alkadam, no setor de Mahbes, assim como outros ataques contra bases e posições entrincheiradas das forças de ocupação na região de Tanuchad, no mesmo setor de Mahbes.

19 de novembro - Uma série de ataques são desencadeados por forças saharauis contra bases de apoio e posições inimigas no setor de Mahbes, concretamente na região de Gararat Al-Attasa. Também no mesmo setor foram bombardeadas posições na região de Beirat Tanuchad.

24 de novembro – Forças do ELPS realizaram um ataque nesta segunda-feira contra bases e trincheiras do exército invasor na zona de Russ Asheidmiya, no setor de Mahbes, causando baixas entre as fileiras do inimigo.

26 de novembro – Um comunicado do Ministério da Defesa Nacional Saharaui refere que unidades do ELPS atacaram bases inimigas situadas na região de Guerat Uld Blal, no setor de Mahbes, no extremo nordeste do SO.

Sem comentários:

Enviar um comentário