domingo, 8 de maio de 2016

Governo britânico reitera apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação




LONDRES – O Parlamento britânico interpelou o governo sobre a organização do referendo no Sahara Ocidental, e o governo britânico reiterou o seu apoio ao princípio da autodeterminação do povo, indicou Sábado uma fonte parlamentar em Londres.
O deputado do Partido Nacional Escocês, Alan Brown, dirigiu, quarta-feira passada, uma pergunta escrita ao ministério britânicos dos Negócios Estrangeiros relativa à organização de um referendo no Sahara Ocidental e às "recentes consultas entre Londres e Rabat" a este propósito.
Na resposta à pergunta, o deputado, subsecretário de Estado no ministério dos Negócios Estrangeiros, Tobias Ellwood, sublinha que o governo "encoraja as partes do conflito – Frente Polisario e Marrocos - a cooperar com a Organização das Nações Unidas nos esforços para chegar a uma solução mutuamente aceite sobre a autodeterminação do povo saharaui".

O Subsecretário de Estado britânico dos NE Tobias Ellwood e o deputado Alan Brown


Londres reitera a sua posição a favor de uma solução duradoura para o conflito que inclua autodeterminação, sublinhou Tobias Elwood que sustentou que era "no interesse das partes em conflito de resolver definitivamente a questão do Sahara Ocidental definindo o seu estatuto".
Recorde-se que Londres havia apelado, na véspera da adoção da resolução 2285 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a uma solução política duradoura e mutuamente aceitável para o Sahara Ocidental, que preveja a autodeterminação do povo saharaui.

O embaixador da Missão Britânica nas Nações Unidas, Matthew Rycroft, sublinhou que Londres apoia a posição da ONU a este respeito, afirmando que a posição do Reino Unido sobre esta questão permanece a mesma, dizendo: "o processo da ONU continuará a ter o nosso pleno apoio ".

Rycroft exortou também todas as partes a empenharem-se construtivamente para implementar o processo das Nações Unidas para encontrar uma solução e resolver a questão do Sahara Ocidental  de uma vez por todas."

"Há que resolver - afirmou ele -  não só a situação dos refugiados do Sahara Ocidental, que continuam a sofrer na sequência deste conflito prolongado, mas também a segurança e a prosperidade de todos os países e povos do região do Magrebe ".

Um debate sobre a autodeterminação no Sahara Ocidental teve lugar no Parlamento britânico no passado dia 20 de Abril.

Parlamentares e membros do governo que nele participaram, salientaram a necessidade de acabar com o conflito no Sahara Ocidental através da organização de um referendo sobre a autodeterminação em conformidade com a legalidade internacional.


Fonte: APS

Sem comentários:

Enviar um comentário