terça-feira, 31 de maio de 2016

Morreu Mohamed Abdelaziz, Secretário-Geral da Frente POLISARIO e Presidente da RASD



O presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) e Secretário-Geral da Frente Popular do Saguia El Hamra e Rio de Ouro (POLISARIO), Mohamed Abdelaziz, faleceu esta terça-feira, segundo informou o movimento de libertação do Sahara Ocidental, antiga colónia espanhola parcialmente ocupada pelo Reino de Marrocos. Mohamed Abdelaziz, de 68 anos, faleceu após uma prolongada doença.

A Frente POLISARIO decretou 40 dias de luto e informou que o sucessor do seu dirigente máximo, que desde 1976 exercia o cargo após a morte do anterior líder e fundador El Ouali Mustapha Sayed, será eleito em congresso extraordinário que se realizará após o período de luto.
Até lá, o presidente do Conselho Nacional da Polisario, Jatri Aduh, exercerá as suas funções. Aduh foi reeleito no dia 19 de Março para um terceiro mandato à do Conselho Nacional, o Parlamento saharaui.
Mohamed Abdelaziz tornou-se o principal dirigente da Frente POLISARIO num congresso extraordinário realizado em agosto de 1976, na sequência da morte em combate do seu secretário-geral El Ouali Mustapha Sayed, um dos seus membros fundadores em Maio de 1973.
Posteriormente, em outubro desse mesmo ano, viria a ser eleito no Congresso da Frente POLISARIO presidente da RASD, cargo em que foi reeleito diversas vezes desde então.

A RASD, integra a União Africana, tendo sido reconhecida até agora por 85 países, na sua maioria africanos e latino-americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário