sexta-feira, 27 de maio de 2011

Marrocos e Frente Polisario reatam conversações informais em Nova Iorque

Christopher Ross, Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental

Assistirão também à reunião — a sétima de carácter informal entre ambas as partes —, tal como nas ocasiões anteriores e na qualidade de Estados vizinhos, Argélia e Mauritânia, precisou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky, que referiu que o encontro será presidido por Christopher Ross , Enviado Pessoal do SG para o Sahara Ocidental.

Nestas conversações, as primeiras que têm lugar desde a renovação, no mês de Abril, do mandato da Missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), "as partes aprofundaram as suas respectivas propostas para que se possa chegar a um acordo ", acrescentou aquela fonte.

O porta-voz da ONU afirmou que marroquinos e representantes da Frente Polisario "examinarão possíveis medidas de conciliação e formas de evitar actos de provocação".

O Conselho de Segurança renovou no fim de Abril e por um ano mais o mandato da MINURSO, numa resolução que reconhece a necessidade de melhorar a situação dos direitos humanos na ex-colónia espanhola embora não tenha criado um mecanismo para a sua supervisão.

O local da última reunião, que reuniu as partes em Março passado, foi a ilha de Malta, mas então, a exemplo do que sucedera em anteriores reuniões informais, elas foram incapazes de acercar as suas posições. Marrocos defende que o seu plano de autonomia é a única saída realista para o conflito, enquanto a F. Polisario defende a realização de um referendo em que a independência seja uma das opções. 
EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário