domingo, 6 de novembro de 2011

Polícia marroquina agride eurodeputado espanhol Willy Meyer


O eurodeputado espanhol Willy Meyer foi agredido no passado dia 30 de Outubro por efectivos policiais de Marrocos, quando procurava descer do avião que levou a El Aaiún, capital do Sahara Ocidental. Meyer e José Pérez, membro da Asociación Internacional de Juristas por el Sahara Occidental, pretendiam realizar uma visita de vários dias a El Aaiún para verificar a situação dos direitos humanos na antiga colónia espanhola anexada em 1975 por Rabat.

No momento em que deixava a aeronave, foi interceptado por vários polícias marroquinos que o queriam obrigar a regressar ao avião, informou a  Izquierda Unida (IU) em comunicado.

Ao ser empurrado de maneira violenta, o também responsável de Política Internacional da IU caiu nas escadas e sofreu ferimentos no pescoço, denunciou aquela organização política. O comandante do avião que cobre o trajecto entre Las Palmas (Canarias) e El Aaiún invectivou as forças de segurança marroquinas e exigiu-lhes que deixassem Meyer. Recordou-lhes que, além disso, se encontravam sob jurisdição espanhola pelo que não podiam entrar no aparelho.

No terminal da capital do Sahara Ocidental, fortemente rodeada por um cordão militar, esperavam o dirigente da IU vários cidadãos e cidadãs saharauis, entre os quais a conhecida activista Aminatu Haidar.

Meyer, que é também vice-presidente da Comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento Europeu, afirmou que irá apresentar uma queixa formal na Procuradoria espanhola.

Em Novembro de 2010, horas antes do brutal desmantelamento do acampamento de Gdeim Izik, o eurodeputado também procurou visitar El Aaiún e também dessa vez o Exército marroquino impediu de sair do avião obrigando-o a regressar a Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário