sexta-feira, 4 de maio de 2012

Christopher Ross: ausência de uma solução para o conflito impôs crescentes riscos ao Magreb


“Esperamos que o povo do Sahara Ocidental desfrute de todos os Direitos Humanos, incluindo a liberdade de expressar as suas opiniões sobre o seu futuro”


O enviado pessoal do Secretário- general das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, afirmou que "a ausência de uma solução para o conflito do Sahara Ocidental impôs crescentes riscos e custos para as partes e para o Magreb".
"O risco é o reatamento das hostilidades, o desencadeamento do descontentamento popular, além dos gastos que implicam a manutenção das forças militares e a possibilidade do aumento da atividade terrorista na região", afirmou o Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental.

Ross afirmou que o conflito do Sahara Ocidental "impede uma maior integração económica entre os países do Magreb", assim como provoca "a ausência de uma plena coordenação para dar resposta às ameaças do terrorismo e do crime organizado".

Christopher Ross, formulou a esperança de que o povo do Sahara Ocidental, seja no território ou nos campos de refugiados, desfrute de todos os direitos humanos, incluindo a liberdade de expressar as suas opiniões sobre o seu futuro e que os negociadores tenham em conta essas opiniões. As afirmações foram proferidas durante una entrevista concedida ao site da ONU.

Sobre o interesse da comunidade internacional pelo conflito, Ross assinalou que "a ausência de uma crise eminente priva este conflito da atenção da comunidade internacional".

Nações Unidas, 29/01/2012(SPS)

1 comentário:

  1. A idéia é que este conflito foi demais politizado. Tanto os direitos humanos como a missão do MINURSO. São aspectos delecados a tratar num âmbito de diálogo e negociação, base de uma confiança mútua. A interferência de Ross e sua tendencia sem dúvida prejudica tdos os lados. Os septatsitas do polisario vão estar iludios e Marrocos em posição de um país soberano, sem dúvida isso mostra a incapacidade de Ross em levar a cabo esta missão e encontrar uma solução razoável e acabar com o estatu-quo deste dossiê ....o mundo precisa de um homem visionário e não alguém envolvido em projetos e com cotas em companhas de petróleo em árgelia, conhecida como suporte dos separatista

    ResponderEliminar