terça-feira, 22 de maio de 2012

O povo saharaui prosseguirá a sua luta legítima até à vitória final - afirma o SG da Frente Polisario


 O Secretário- Geral da Frente Polisario  e presidente da República Saharaui , Mohamed Abdelaziz, afirmou que  o povo saharaui será perseverante mais do que nunca em continuar a batalha pelo seu legítimo direito à liberdade e à dignidade, realçando os sacrifícios e desafios a que está sujeita a Resistência Pacífica  face à ocupação. As palavras foram proferidas por ocasião das comemorações do 39.º aniversário do desencadeamento da luta armada pela independência no Sahara Ocidental.


O SG da Frente Polisario felicitou as massas populares da insurreição pela independência nos Territórios Ocupados que “têm sabido resistir e enfrentar todas as provas apesar das duras condições e das dificuldades resultantes das manobras políticas do inimigo nos seus intentos de quebrar a sua unidade e a sua firme convicção nos seus justos e legítimos direitos“,sublinhou o Presidente Saharaui no seu discurso dirigido ao povo saharaui.

O Presidente Saharaui qualificou de “excelente o papel desempenhado pelas massas da insurreição da independência nos territórios ocupados que deram provas de grandes sacrifícios e revelaram mártires da estatura de Said Dambar” que permanece ainda na morgue do hospital sem que lhe seja concedida a sagrada sepultura devido à recusa das autoridades marroquinas.

M. Abdelazizi manifestou solidariedade com todos os presos políticos saharauis e suas famílias, em que se incluem os de Dajla e do acampamento de protesto de  Egdeim Izik, prova do orgulho e do repúdio absoluto à injustiça e à presença  colonial no território saharaui.

 20 - 05-2012 (SPS)

1 comentário:

  1. Saara ocidental: Christopher Ross compromete sua missão

    Estes últimos dias, a imprensa marroquina e internacional fez estado de uma provável ruptura entre as autoridades marroquinas e o Enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sara Ocidental, Sr. Christopher Ross.

    Segundo essas mesmas fontes, a retirada de confiança por Rabat do representante da ONU seria iminente e a ruptura seria já consumida e irreversível.


    A decisão das autoridades marroquinas poderia ser explicado pelo fato de que o Sr. Ross falhou em seu dever de imparcialidade no tratamento do processo, sob sua responsabilidade, em relação á questão do Saara Ocidental.

    Na verdade, o Sr. Ross, em seu último relatório ao Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, procurou distorcer o mandato da MINURSO e os obstáculos que obstruem o processo de negociação.

    No mesmo relatório, ele teria anunciado uma suposta tentativa de violação de comunicação entre a sede da MINURSO em Laayoune e Nova York por Marrocos, o que foi considerado totalmente falso. Até o chefe da MINURSO tem refutado essa alegação.

    As Autoridades marroquinas também alegam eguamente ao Sr Ross um laxismo flagrante e irresponsável na operação de recenseamento dos sarauis seqüestrado nos campos de Tindouf, em Argélia, diante da posição preocupante do Alto Comissariado para os Refugiados.

    Este laxismo, prova, se necessário, que o Sr. Ross não está muito preocupada com a grave situação humanitária prevalecente nos campos de vergunha de Tindouf, onde as violações dos direitos humanos são comuns.

    Lembrando que Sr. Ross, em sua última nota, sobre a situação no Saara, censurou notas produzidas pelo chefe da MINURSO em Laayoune, minimizando a situação dos direitos humanos nos campos de Tindouf e acentuando, entretando, suas notas negativas sobre as províncias do sul, chamando pela expansão do mandato da MINURSO para monitorar os direitos humanos nas províncias saranianas em Marrocos.

    A anotar que a última resolução do Conselho de Segurança sobre o Sara Ocidental, adoptada em Abril de 2012, tem colocado em tumulto os líderes do Polisario e os generais argelinos responsável por este caso.

    Por isso, ordenou para que HCR procede ao recenseamento dos saruís nos campos de Tindouf, Argélia e a Frente Polisário tentam agora antecipar este recenseamento em consequências imprevisíveis.

    Última realização, foi o inchaço do número de sarauís que vivem nos campos de Tindouf, incluindo Sarauí argelino, Mauritânia e Mali. A este respeito, as autoridades argelinas já têm librado a estes falsos sarauís documentos de identidade comprovando a condição de refugiado.

    Assim, pela sua irresponsabilidade no tratamento da questão do Saara, o Sr. Ross, não finalmente fez progressos tangíveis, procurou distorcer e politizar o mandato da MINURSO, com o objetivo de minar a soberania de Marrocos sobre suas províncias de Saara, defendendo a ampliação do mandato da MINURSO e o estabelecimento de um mecanismo de monitoramento dos direitos humanos em uma única direção.

    A pertinência, o Realismo e a seriedade da proposta marroquina de autonomia faz sempre objeto de um forte interesse e amplo apoio internacional. A adopção, no final de abril de 2012, do Conselho de Segurança da ONU por unanimidade de seus membros, a resolução 2044 sobre a questão do Sara marroquino, é a melhor prova.

    Em conclusão, e a leitura de que procede, é certo que o Sr. Ross já não goza mais da confiança de Marrocos por causa de "seu comportamento e de suas iniciativas “ que o privam de toda a credibilidade.

    Portanto, não é surpreendente que o Sr. Ross, que em última análise, não fez nenhum progresso significativo em sua missão de intermediação, oferecendo uma oportunidade para os adversários de poluir as negociações e impedir a solução política, seja desqualificado para continuar sua missão.


    Lahcen EL MOUTAQI
    Pesquisador

    ResponderEliminar