domingo, 17 de junho de 2012

Comunicado de apoio à Equipa Mediática e denúncia à perseguição dos seus membros nos Territórios Ocupados



Cinquenta ONGs, associações de defesa dos Direitos Humanos e organizações sindicais do Sahara Ocidental, Espanha e de outros países solidarizam-se com a luta do povo saharaui pela livre expressão e denunciam a repressão de que é alvo a Equipa Mediática nos Territórios Ocupados do Sahara Ocidental.

Passaram 37 anos desde a denominada “Marcha Verde”, organizada por Marrocos com o apoio de outras potências internacionais, a qual representou a ocupação militar de um território colonial espanhol, que tinha sido reconhecido internacionalmente como pendente de descolonização pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Quase quatro décadas depois, a comunidade internacional continua fazer orelhas moucas ao ao clamor unânime de um povo que demonstrou que não aceitará nunca nada que não seja a completa recuperação da soberania sobre todo o território saharaui, em cumprimento dos direitos que lha assistem tendo por base a legislação e o direito internacionais.

A repressão política, a violação dos direitos humanos, incluindo o desaparecimento forçado, a detenção arbitrária, torturas, violações, execuções extrajudiciais, o uso excessivo da força, têm sido os métodos de atuação da administração marroquina ocupante face às justas reivindicações do povo saharaui.

Cumprem-se já quase 2 anos após os acontecimentos de Gdeim Izik, onde o povo saharaui desafiou o ocupante organizando um acampamento de protesto nas cercanias da cidade ocupada de El Aaiun, para reivindicar a melhoria das suas condições de vida e a realização de um referendo de autodeterminação, acampamento que foi desmantelado a sangue e fogo pelo exército marroquino, causando mortos, dezenas de feridos, desaparecidos e detidos, o que provocou la condenação unânime da comunidade internacional.

Atualmente a repressão continua a abater-se por parte da ocupação marroquina, desta vez contra a Equipa Mediática um grupo de jovens de jovens do Sahara Ocidental.

O seu trabalho consiste em captar em imagem ou som tudo o que acontece, manifestações, testemunhos de vítimas etc. Desta forma procuram romper o bloqueio informativo a que está submetido o território por parte do ocupante.


EM- Equipa Mediática/Equipe Media.
Somos um grupo de jovens comprometidos em romper o bloqueio informativo nos Territórios Ocupados por Marrocos no Sahara Ocidental, arriscando todos os dias a nossa vida para que o mundo conheça a grave violação dos direitos humanos cometida pelo regime de Mohamed VI, sobre a população civil saharaui. Até à LIBERDADE da nossa terra , SAHARA OCIDENTAL
 EM, está sendo perseguido, com detenções, torturas, ameaças e coação para que cessem de fazer o seu trabalho.
No dia 11 de junho depois de uma manifestação pacífica organizada pela coordenadora de Gdeim Izik, as forças ocupantes detiveram dois jovens:
Omar Karkub de 26 anos e Belgacem de 15, que estavam no interior de uma viatura quando uma patrulha da polícia marroquina os deteve,  confiscando-lhes a câmara e levando-os para a esquadra.
Omar Karkoub, depois de 6 horas de interrogatório, foi espancado por agentes marroquinos com bastões nas pernas, ombros, cabeça e rosto. Tendo sofrido também insultos e ameaças.
Entrevistado por EM, Karkoub explicou que os investigadores centraram as suas perguntas sobre o trabalho da equipa de comunicação e mencionaram os nomes de alguns dos seus militantes.
A polícia ameaçou karkoub que o voltaria a prende caso continue com o trabalho informativo que realizam para difundir as atrocidades a que estão submetidos e em particular a edição dos boletins informativos sobre as intervenções militares e por parte das forças de segurança contra os pacíficos manifestantes saharauis.
Omar e Belgacem foram libertados no dia 12 de junho, depois de terem tido que pagar uma multa de 1000 DH, cerca de 90 euros.
Esta não é a primeira vez que as autoridades de ocupação investem de maneira violenta contra a liberdade de expressão e informação da Equipa de comunicação, através de intimidação, tortura e prisão arbitrária dos seus membros.
Informação: https://www.facebook.com/EquipeMedia2010

DENUNCIAMOS
A perseguição e repressão que estão a sofrer a EM e toda a população civil saharaui, às mãos do regime ditatorial alauita.

EXIGIMOS
Exigimos a libertação de todos os presos políticos, entre os quais os 22 presos que estão na prisão de Sale em Marrocos, alguns deles membros da EM.
Exigimos ao governo de Espanha uma atitude ativa face à monarquia marroquina em matéria da vigilância e respeito dos Direitos Humanos, assim como um compromisso firme com a autodeterminação do povo saharaui, dever que mantem até por ser de iure a potência administrante.
Exigimos a abertura imediata dos territórios saharauis aos observadores de direitos humanos e o fim da ocupação do Sahara Ocidental.

APOIO
Ante esta situação apoiamos a liberdade do povo saharaui, o direito à autodeterminação, o direito de expressar-se livremente e, em particular, o nosso apoio firme à Equipa Mediática.

Com este comunicado queremos também mostrar ao governo marroquino a nosso determinação que não pararemos a nossa luta em prole da liberdade do Sahara Ocidental e que não conseguirão ocultar a barbárie que estão a cometer contra o povo saharaui.

13 de junho de 2012 SAHARA LIVRE!!
Contacto:
https://www.facebook.com/saharaaccionsilla
saharaaccionsilla@gmail.com

ASSINAM :
AFAPREDESA
AJOSAC ASOCIACIÓN DE JÓVENES SAHARAUIS EN CANARIAS (CANARIAS)
AISA ASOCIACIÓN DE INMIGRANTES SAHARAUIS EN ARAGÓN (ARAGÓN)
ALOUDA CANTABRIA (CANTABRIA)
ASOCIACIÓN DE LA COMUNIDAD SAHARAUI DE FRANCIA (DE NANTES LA JOLIE- FRANCIA)
ASOCIACIÓN DE AYUDA AL SAHARA OCCIDENTAL DE ELCHE (ALICANTE)
ASOCIACIÓN DE AMISTAD CON EL PUEBLO SAHARAUI (SEVILLA)
ASSOCIACIÓ DE DONES PROGRESSISTES PAIPORTA (VALENCIA)
ASOCIACIÓN JUVENIL "AMIGOS DE ÁFRICA E HISPANOAMÉRICA" LEBRIJA (JAEN)
ASAMBLEA 15-M SANT ISIDRE (VALENCIA)
ASAMBLEA POR TENERIFE (CANARIAS)
CANTABRIA POR EL SAHARA (CANTABRIA)
COMISIONES OBRERAS CCOO PV (VALENCIA)
COLETIVO ESQUERRA UNIDA EU PAIPORTA  (VALENCIA)
COLETIVO ESQUERRA UNIDA EU MANISES (VALENCIA)
COLETIVO ESQUERRA UNIDA EU SILLA (VALENCIA)
COLETIVO SAHARAUI DE INMIGRANTES C.S.I.C (CANARIAS)
COMITÉ DE AMISTAD SAHARAUI LA PLATA (ARGENTINA)
COORDINADORA  DE ASOCIACIONES DE AMISTAD CON EL PUEBLO SAHARAUI (PROVINCIA DE ALICANTE)
CONFEDERACIÓN GENERAL DEL TRABAJO (CGT) DEL ESTADO ESPAÑOL
EL COMITÉ APOYO AL SÁHARA (ARAGÓN)
ESQUERRA UNIDA DEL PAÍS VALENCIÀ EUPV (VALENCIA)
FEDERACIÓ D'ASSOCIACIONS DE SOLIDARITAT AMB EL POBLE SAHRAUI DEL PAÍS VALENCIÀ (VALENCIA)
FUNDACION CENTRO DE INFORMACION PARA TRABAJADORES MIGRANTES CITMI CITE PV   (VALENCIA)
FUNDACIÓN SAHARA OCCIDENTAL (BADAJOZ)
KARAMA, ASOC DE AMIGOS DEL PUEBLO SAHARAUI CASARES SECADERO.- (MÁLAGA)
LIGA DE JÓVENES Y ESTUDIANTES SAHARAUIS DEL ESTADO ESPAÑOL
LIGA DE ESTUDIANTES Y JOVENES SAHARAUIS EN ANDALUCIA (ESPAÑA)
LIGA ARGENTINA POR LOS DERECHOS DEL HOMBRE (ARGENTINA)
MIKEL VALERO ALZAGA COLABORADOR DE ANTXETA IRRATIA (PAIS VASCO)
ONG DE SOLIDARITAT AMB EL POBLE SAHRAUI AL-AMAL (L´ESPERANÇA) (VALENCIA)
ORBAYU EN EL DESIERTO (ASTURIES)
PCPV PARTIDO COMUNISTA PAIS VALENCIA
PLATAFORMA POR LA SOLIDARIDAD DE LEBRIJA (SEVILLA)
POEMARIO POR UN SAHARA LIBRE (MADRID)
PORUNSAHARALIBRE.ORG
PROJETE TIBSIMA MOLLET SAHARA  (MOLLET BARCELONA)
RESISTENCIA SAHARAUI (BARCELONA)
RESISTENCIA SAHARAUI (LATINOAMERICA)
SAHARA ACCIÓN SILLA  (VALENCIA)
SAHARA THAWRA (MADRID)
SAHARA EN RED (CANARIAS)
SAHARA ALMERIA (ALMERIA)
SAPS  CANALS (VALENCIA)
SOGAPS (GALICIA)
TALHAXIRIVELLA  ASOCIACIÓN  (VALENCIA)
UJC UNIÓN DE JUVENTUDES COMUNISTAS DE ESPAÑA
WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário