sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mohamed Abdelaziz pede ao Rei da Arábia Saudita que interceda junto Marrocos para pôr fim ao conflito do Sahara Ocidental


O Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) e Secretário-Geral da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, dirigiu uma carta ao Rei Abdulah Bin Abdelaziz em que pede que interceda junto de Mohamed VI para pôr fim ao conflito do Sahara Ocidental e ao sofrimento dos povos saharaui e marroquino.

"Dirijo-me a Vossa Excelência, sua Majestade, para solicitar a sua intervenção junto do Rei de Marrocos para pôr fim ao prolongamento do conflito e ao sofrimento dos dois povos, saharaui e marroquino, e que se encetem negociações sérias na base dos acordos firmados com o seu pai, o defunto Hassan II, a fim de se chegar a uma solução que permita ao povo saharaui decidir o seu futuro mediante um referendo de autodeterminação livre e transparente, como está estipulado na Carta e resoluções das Nações Unidas", escreve Mohamed Abdelaziz ao Rei da Arábia Saudita.
Rei Abdulah Bin Abdelaziz 

O Presidente Mohamed Abdelaziz, na sua missiva, recorda o papel desempenhado pelo defunto Rei Fahd da Arábia Saudita, em convencer Hassan II para que aceitasse o referendo de autodeterminação.

"A história demonstrou desde o início do conflito, que o povo saharaui, pequeno em número, permanece igual aos restantes povos que lutam de forma grandiosa pela justiça da sua causa", acrescenta.

Mohamed Abdelaziz refere que a parte saharaui fez muitas concessões para se chegar à paz, mas sublinha que "não haverá concessão sobre o direito do povo saharaui à autodeterminação".

A iniciativa unilateral de Marrocos, e a concessão de uma autonomia ao território, sob soberania marroquina — acrescenta o dirigente saharaui —, não é uma solução para um conflito sobre um território autónomo, em processo de descolonização incompleta.

O Presidente da RASD denuncia ainda as flagrantes violações dos direitos humanos contra a população civil saharaui exercida por parte de Marrocos.
 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário