sexta-feira, 20 de julho de 2012

Abdelaziz pede a Ban Ki-Moon que intervenha para a proteção da população saharaui nos territórios ocupados


Ban Ki-Moon, SG da ONU


Mohamed Abdelaziz, presidente da RASD e SG da F. Polisario, pediu esta quinta-feira ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, que intervenha com "urgência" de forma a garantir a proteção da população saharaui nos territórios ocupados ante a "repressão" marroquina.

Em carta ao SG da ONU, Mohamed Abdelaziz condena "a intervenção brutal" das autoridades marroquinas contra manifestações pacíficas ocorridas nos dias 13 e 16 deste mês e pede a sua "proteção", assim como a intervenção do SG da ONU para "garantir o direito à reunião, expressão pacífica e o contacto com os observadores internacionais".

"Os acontecimentos denunciados pelos relatórios de organizações internacionais competentes, o relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas param os Direitos Humanos, assim como os relatórios apresentados por Vexa. Ao Conselho de Segurança, confirmam sem lugar a dúvidas que o Governo marroquino exerce graves violações aos direitos humanos", acrescenta a carta.

O Presidente saharaui pede a libertação de todos os presos políticos saharauis em prisões marroquinas e o esclarecimento do paradeiro de 651 desaparecidos saharauis, assim como o termo imediato da espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental e o derrube do muro da vergonha que divide o povo saharaui em duas partes. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário