quarta-feira, 18 de julho de 2012

Laurent Fabius: a posição da França "é a que defende a ONU" – afirma o novo MNE francês


Laurent Fabius, MNE da França, em Argel


A posição da França sobre a questão do Sahara Ocidental é "a que defende as Nações Unidas", afirmou 2.ª feira em Argel, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius.

"A nossa posição com respeito à questão do Sahara Ocidental é a que defende a ONU", sublinhou Fabius numa conferência de imprensa realizada na residência do embaixador da França na capital argelina.

" Acreditamos no quadro do direito internacional defendido pela ONU ", disse o ministro francês. De sublinhar que a visita de Laurent Fabius é a primeira visita oficial que o MNE francês faz a um país árabe.

Aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU, a 24 de abril de 2012, a resolução 2204 "insta as partes (Frente Polisario e Marrocos) a prosseguir as negociações sob os auspícios do Secretário-Geral da ONU, sem condições prévias e de boa fé para se atingir uma paz justa, duradoura e mutuamente aceitável que permita a autodeterminação do povo co Sahara Ocidental no âmbito dos propósitos e princípios da Carta da ONU" .

A resolução pela qual foi prorrogado por um ano o mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO), insta também as autoridades marroquinas a "melhorar a situação dos direitos humanos "nos territórios saharauis ocupados.
 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário