quinta-feira, 5 de julho de 2012

Saharauis reúnem-se nos Açores em seminário que pretende fomentar geração de confiança

Integrado no programa de “Geração de Confiança”, o ACNUR organiza nos Açores um seminário sobre cultura saharaui. Participam refugiados saharauis e representantes do gobierno de Marrocos e da Frente Polisario.

O seminário está a ter lugar nas ilhas portuguesas dos Açores. Este seminário faz parte de um programa humanitário conhecido como “Medidas de Geração de Confiança” cujo objetivo é reunir as famílias saharauis que estão separadas há mais de 37 anos, a situação mais prolongada de refugiados no mundo. “Este é o segundo seminário deste tipo que se leva a cabo e constitui uma das muitas tentativas do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) para construir uma ponte humanitária entre Tindouf e El Aaiún,” afirmou Athar Sultan-Khan, chefe de gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres.

Durante o seminário os participantes, na sua maioria mulheres, trocarão ideias sobre como manter o seu património cultural. O primeiro seminário deste tipo realizou-se na ilha portuguesa da Madeira em setembro de 2011. “O objetivo das Medidas Geradoras de Confiança é o de complementar os esforços da ONU e das partes interessadas em encontrar uma solução política para o povo saharaui, para que algum dia os refugiados possam por fim regressar a casa,” afirmou Sultan-Khan.

O seminário, organizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) conta com o apoio do governo de Portugal. As Medidas de Geração de Confiança envolvem as duas partes, Marrocos e a Frente Polisario, e os dois países vizinhos, Argélia e Mauritânia, com o apoio logístico da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO) e o ACNUR. Entre outras iniciativas desenvolvidas pelo ACNUR no âmbito deste programa estão os voos regulares entre El Aaiún e Tindouf para reunir famílias durante curtos períodos de tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário