quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Documentário 'Hijos de las Nubes, la Última Colonia' participará no Festival Internacional de Cinema de Toronto




O documentário 'Hijos de las Nubes, la Última Colonia', participará no próximo dia 13 de setembro na 37.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, Canadá.

A película, produzida pelo ator espanhol Javier Bardem e dirigida por Alvaro Longoria, descreve as raízes do conflito saharaui até à situação atual.

Neste documentário de longa-metragem, Javier Bardem guia o espectador através do complicado mundo da diplomacia internacional e dos interesses geoestratégicos que detonaram a primavera Árabe, analisando a dura história do povo do Sahara Ocidental, a última colónia de África.

A película explica as diferentes visões e os diferentes interesses políticos, económicos e estratégicos dos países protagonistas, que impedem a resolução de um conflito parado numa guerra fria desde há mais de 35 anos.

O documentário conta com testemunhos de saharauis, tanto refugiados como ativistas dos direitos humanos do Sahara Ocidental ocupado; políticos de França, Espanha, EUA, Argélia, Itália, Áustria, ONU, etc.; jornalistas, historiadores e diplomatas.

No contexto da primavera Árabe, 'Hijos de las Nubes, la Última Colonia' analisa o conflito do Sahara Ocidental, com o obetivo de recordar o direito do povo saharaui a decidir o seu próprio futuro através de um referendo de autodeterminação transparente e justo..

A película foi já selecionada em vários festivais internacionais, como Berlim e Moscovo, e de cidades espanholas, como Málaga e San Sebastián.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário