segunda-feira, 29 de outubro de 2012

António Guterres (ACNUR) elogia avanços alcançados no programa de medidas de confiança



Nova Iorque – SPS - O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), António Guterrres, expressou satisfação pelos avanços alcançados no programa de medidas de confiança, patrocinado há anos pelas Nações Unidas.

No seu relatório anual apresentado à Assembleia Geral, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, destacou os esforços que estão sendo feitos pelo ACNUR para proteger e ajudar os refugiados saharauis.

António Guterres disse que mais de 42.600 saharauis estão atualmente registados no programa de construção de confiança nos acampamentos de refugiados saharauis e territórios ocupados do Sahara Ocidental, que visa reunir famílias saharauis separadas há 37 anos.

O Comissariado manteve reuniões de alto nível com as partes interessadas no conflito do Sahara Ocidental— Marrocos e a Frente Polisário —, em Genebra, e na presença dos países observadores, com o objetivo de reforçar a coordenação e a cooperação em termos de implementação do Programa de Medidas de Confiança.

António Guterres indicou que cerca de 12.300 saharauis foram já beneficiados com o Programa e informou que, além disso, foi mobilizado recentemente um avião destinado à deslocação de mais pessoas.

ACNUR organizou dois seminários culturais em Portugal, que reuniu um grupo de saharauis dos campos de refugiados e dos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Em setembro passado Guterres agradeceu a cooperação construtiva da POLISARIO e confirmando, no final de uma reunião realizada em Genebra, o seu pleno compromisso para empreender todos os esforços possíveis para apoiar os refugiados saharauis, bem como encorajar os países doadores a prestar atenção às suas condições e fornecer mais ajuda humanitária para eles.

27 outubro 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário