sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Enviado Pessoal do SG da ONU para Sahara chega a Marrocos este fim-de-semana

Christopher Ross, um mediador que o rei Mohamed VI de Marrocos
 teme e quis ver afastado...
 O Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, o norte-americano Christopher Ross, chega a Marrocos este fim-de-semana no âmbito de um périplo pelo norte de África e Europa, que decorrerá de 27 de outubro a 15 de novembro.

Em comunicado, o ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino afirma que a visita de Ross a Marrocos "está relacionado com os esforços desenvolvidos para relançar o processo político que procura encontrar uma solução política definitiva e consensual" para este conflito do Sahara Ocidental.

O comunicado não dá detalhes sobre a agenda da visita de Ross nem refere as personalidades marroquinas com quem se irá entrevistar, nem tão pouco sobre se visitará El Aaiún, a capital administrativa do território saharaui.

O diário "Al Tajdid", órgão do Partido islamita Justiça e Desenvolvimento (PJD, que lidera o novo governo marroquino), refere na sua edição de hoje que Ross "poderia não ser recebido" pelo rei Mohamed VI, ainda que, contactados pela Efe, fontes do Gabinete Real e do ministério dos Negócios Estrangeiros negaram ter informações e esse respeito.

Marrocos retirou no passado mês de maio a sua confiança a Ross como mediador no contencioso saharaui ao considerar que não havia conseguido "nenhum verdadeiro avanço” no processo de negociações o que levou o Enviado Pessoal do SG da ONU a cancelar uma visita prevista à região nesse mesmo mês.

No fim de agosto o secretario- geral da ONU, Ban Ki-moon, acordou com o rei Mohamed VI a permanência no cargo do seu enviado pessoal" para prosseguir as negociações e apoiar o trabalho de Ross e da sua equipa", o que foi interpretado como que um ‘braço de ferro’ de Marrocos a Ban Ki-Moon e que Rabat havia perdido.

EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário