sexta-feira, 19 de outubro de 2012

«Filhos das Nuvens: a Última Colónia» exibido em Nova Iorque

Trailer do filme

O filme de Javier Bardem sobre o Sahara Ocidental, “Filhos das Nuvens: a Última Colónia”, foi apresentado quarta-feira num dos grandes cinemas de Nova Iorque da  avenida das Américas. Foram necessárias duas sessões — às 19h00 e 21h15 — dado o interesse mostrado pelo público.

Com assistência numerosa, o público norte-americano e representantes do corpo diplomático acreditado junto da ONU puderam assistir com enorme interesse à projeção em ecran gigante, seguida de debate, com perguntas colocadas pelos espectadores a um painel de personalidades em que figuravam o ator Javier Bardem, o realizador da película , Álvaro  Longoria, a Presidente da Fundação Robert Kennedy, Kerry Kennedy.  Kerry explicou em detalhe a experiência da sua dramática viagem às zonas ocupadas onde foi testemunha da violação dos direitos humanos nas zonas ocupadas. Entre os assistentes encontrava-se o embaixador Frank Rudy, que falou da sua experiência na MINURSO e nas dificuldades e obstruções que o Governo marroquino, atuando como uma “verdadeira mafia” segundo os seus próprios termos, obstaculizava ao caminho para o referendo, pondo espacial enfase no que designou por “manifesta debilidade da ONU para afrontar a situação criada”.

A Presidenta da Fundação Kennedy anunciou no final da sessão o início de uma campanha à escala dos EUA para sensibilizar a opinião americana sobre a luta do povo saharaui pela sua liberdade, cujos resultados serão enviados em forma de carta ao presidente dos Estados Unidos, “seja ele quem for após as eleições de novembro”, afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário