quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ross chega ao Sahara Ocidental



Fontes da Rede Maizirat informaram esta tarde a partir do aeroporto de El Aaiún nos territórios ocupados do Sahara Ocidental que o Representante Pessoal do Secretário-geral da ONU para o SO, Christopher Ross, acompanhado pela sua delegação, tinha chegado esta tarde à cidade ocupada de El Aaiún, capital do Sahara Ocidental, num avião privado pertencente à MINURSO.

Christopher Ross a foi recebido à sua chegado pelo Representante Especial do Secretário-geral da ONU no Sahara Ocidental, o diplomata alemão Wolfgang Weber Spreud, além do representante da autoridade de ocupação para El Aaiun-Bojador e Saguia El Hamra, termo usado pelas autoridades de ocupação marroquinas para o território.

Fontes da Maizirat referem que não se dava pela presença de chiuj (anciões tribais) nem de colonos marroquinos que a administração teria preparado para esta visita.

A  delegação liderada pelo Representante Pessoal do SG da ONU deslocou-se para a sua residência em veículos Toyota  pertencentes às forças da "MINURSO e com matrículas das Nações Unidas”.

Segundo a Rede de Informação Radio Maizirat várias forças da polícia marroquina vestidos à paisana deslocaram-se para as cercanias do Hotel Parador e para as proximidades do quartel-geral da Missão da ONU, MINURSO, onde se podiam observar carros dos serviços de segurança marroquinos distribuindo comida aos seus agentes espalhados em toda a cidade.

Segundo as mesmas fontes, também se podiam ver vários veículos patrulhas da MINURSO distribuindo as suas unidades em alguns lugares da cidade, em especial na baixa de El Aaiún.

Enquanto isso, em todos os bairros da cidade onde a população autóctone é saharaui,  era possível observar várias dezenas de veículos da polícia e das forças especiais cercando esses núcleos habitacionais, intimidando a sua população com o fito de evitar manifestações incontroláveis de saharauis.

Sem comentários:

Enviar um comentário