sábado, 1 de dezembro de 2012

Acordo agrícola UE-Marrocos não inclui territórios do Sahara Ocidental, confirma ministro holandês



O ministro dos Negócios Estrangeiros da Holanda, Uri Rosenthal, confirmou que o Reino de Marrocos "não pode contar com as referências sobre produtos agrícolas do Sahara Ocidental, na base do acordo agrícola entre a União Europeia e Marrocos ".

"O referido acordo agrícola que, entrará em vigor em data posterior, só é aplicável a nível do território marroquino. Marrocos não tem nenhum direito sobre os produtos do Sahara Ocidental, invocando as disposições do acordo conjunto, e nesta base, a Alfândega holandesa irá acompanhar este assunto, em nome do Conselho de Ministros e da Comissão da presidência de Assuntos Económicos, Agricultura e Inovação ", afirmou.

Respondendo a uma pergunta de um deputado holandês, o ministro observou que a marca distintiva definida por Marrocos sobre os produtos agrícolas é "enganosa".

Esta declaração coincide com as convicções de outros países fora da União Europeia, como a Noruega e os Estados Unidos da América, que invocam o facto de o Sahara Ocidental não fazer parte de Marrocos. 

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário