quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Assembleia Geral da ONU pede avanços para a autodeterminação do Sahara Ocidental



A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade a continuação das negociações para "uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável que conduza à livre determinação do povo do Sahara Ocidental". A resolução aprovada terça-feira, 18/12, reafirma a responsabilidade da organização mundial em relação ao povo do Sahara Ocidental.

A AG da ONU pede às partes que cumpram as suas obrigações conforme o direito internacional humanitário e que cooperem com o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

As Nações Unidas auspiciam um processo de negociações entre Marrocos e a Frente Polisario, cuja fase oficial foi interrompida em 2008 a que se seguiram nove rondas de contatos informais, paralisados também desde março passado.

Desde 1991 a ONU mantem uma missão no Sahara Ocidental com a tarefa de realizar um referendo de autodeterminação no território saharaui.

Há três semanas, o enviado da ONU para o Sahara Ocidental afirmou que manter o atual status quo em relação a este problema constitui um sério erro ante a atividade de terroristas, extremistas y criminoso na região do Sahel.

Após informar o Conselho de Segurança sobre as suas mais recentes conversações na região, Christopher Ross assinalou que o conflito já leva demasiado tempo e que "pode ser resolvido se houver vontade de empreender um diálogo real e comprometido".

Alertou ainda que a ameaça que representam os elementos terroristas, extremistas e criminoso que operam no Sahel podem degradar a situação, alimentar a frustração e desencadear uma violência e hostilidade renovadas que seriam trágicas para a região.

(PL)

Sem comentários:

Enviar um comentário