quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Permitida primeira visita de amigos e ativistas ao grupo de presos de Gdeim Izik



Pela primeira vez em mais de 2 anos, na passada segunda-feira, 28 de Janeiro, os 22 presos saharauis do grupo de Gdeim Izik puderam receber visitas de amigos na Prisão de Salé II.

Os presos, detidos após o desmantelamento do acampamento-protesto, estão na prisão desde finais de 2010 e, até agora, só tinham podido receber visitas de familiares próximos (mães, pais, irmãos e filhos) e apenas podia entrar um de cada vez. O novo regime de visitas permitiu que ontem um grupo de ativistas e amigos os visitasse. Entre esses ativistas estavam Sultana Jaya, Leila Ellili, Hassanna Duihi, Ali Roubiou e Brahim Dahane.

“Foi como um sonho. Estivemos numa sala com eles, rindo e falando. A visita durou uma hora e passado um instante já estávamos cá fora” relatava comovida Hassanna Duihi após a visita.

O grupo de presos estava contente e otimista, e todos eles expressaram o seu agradecimento pelo apoio recebido por diversos grupos no estrangeiro.

Aguardando ainda serem julgados, a audiência dos 22 está prevista para a próxima sexta-feira, dia 1 de fevereiro, ante o Tribunal Militar de Rabat. Além deste grupo, serão ainda julgados Hassanna Aalia, que fugiu e nunca chegou a ser detido, e EL Ayoubi Mohamed posto em liberdade dado o seu precário estado de saúde.

Fonte: Sahara Thawra

Sem comentários:

Enviar um comentário