segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Frente Polisario denuncia sentença do tribunal militar de Rabat




O Secretariado Nacional da Frente Polisario denunciou, ontem, domingo, a sentença proferida pelo tribunal militar marroquino contra 24 presos políticos saharauis do grupo de Gdeim Izik.

“O Secretariado Nacional considera a condenação imposta aos ativistas saharauis dos direitos humanos ante um tribunal militar" como uma escalada provocadora por parte do Governo marroquino, afirma-se em comunicado divulgado ontem após a realização de uma sessão de emergência presidida por Mohamed Abdelaziz, Presidente da RASD e Secretário-General da Frente Polisario.

O Secretariado Nacional define o julgamento como "ilegal" e descreve as sentenças contra os presos saharauis como novas "violações do Estado marroquino desde a sua ocupação ilegal do Sahara Ocidental, a 31 de outubro de 1975".

Considera que este veredicto representa um ato de provocação e um golpe contra os esforços da ONU na procura de uma "solução justa e urgente para o conflito do Sahara Ocidental". Este julgamento "injusto" é o resultado da ausência de um mecanismo da ONU para supervisionar os direitos humanos no Sahara Ocidental, refere o SN da Polisario que acrescenta que "a incapacidade da MINURSO de cumprir plenamente a sua missão abala a credibilidade da ONU”, dado que é a única missão das Nações Unidas que não conta com um mecanismo para a monitorização e observância dos direitos humanos. 

O Secretariado Nacional faz também um apelo à comunidade internacional a "intensificar os esforços para libertar os presos saharauis e revelar as graves práticas de violações de direitos humanos cometidos pelo Estado marroquino contra os saharauis".

O SN da Frente Polisario declara ainda que o julgamento "representa um fracasso das políticas de expansão e ocupações marroquinas por um lado e, por outro, uma vitória para o povo saharaui na sua luta legítima pela liberdade. "

O tribunal militar de Rabat condenou novo acusados ​​do grupo de 24 presos políticos saharauis de Gdeim Izik a cadeia perpétua, quatro a 30 anos de prisão, oito a 25 anos e  2 a 20 anos de prisão, de acordo com fontes judiciais.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário