sábado, 9 de fevereiro de 2013

População Saharaui manifesta-se contra o julgamento militar dos presos políticos do grupo de Gdeim Izik



Em resposta ao sem precedente julgamento militar de presos políticos e defensores dos direitos humanos saharauis, realizaram-se várias manifestações pacíficas ontem, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013, em diferentes cidades ocupadas do Sahara Ocidental e sul de Marrocos.

Os manifestantes gritaram palavras de ordem como: Não há legalidade no julgamento militar! Companheiros presos políticos, o Povo está convosco! Não desistiremos, não nos renderemos, a luta continua!; e outras, como, Fora Marrocos, Fora o ocupante!

Segundo a Radio Maizirat, em diferentes zonas de El Aaiún organizaram-se vários protestos pacíficos e de apoio aos presos políticos, como no distrito de La Playa, e noutros 13 bairros de El Aaiún.

Segundo os repórteres da Rede de Informação Radio Maizirat, ante esta onda de protesto e de repúdio à ocupação marroquina, El Aaiún está literalmente tomada desde ontem por dezenas de unidades militares, forças auxiliares, polícia e gendarmaria marroquina, dispersos por mais dos treze bairros da cidade, cortando ruas e perseguindo os manifestantes em diferentes artérias e bairros onde a população se manifeste. Os confrontos prolongaram-se pela madrugada de hoje, sábado, causando mais de 13 feridos, a detenção de 5 defensores de  direitos humanos e a violação dos domicílios das famílias Ahel Lemrabet Elfilali, Ahel Kmash e Ahel Hasena Uld Maatala.

Protestos pacíficos tiveram também lugar nas cidades de Dakhla, Smara, Bojador e no sul de Marrocos,  como Guleimim, Asa e Tantan onde reside população saharaui, com um saldo de vários feridos. A administração ocupante, ante a contundência das manifestações saharauis contra a ocupação e o julgamento militar, deu ordem para serem distribuídas armas de fogo a todos os agentes e forças intervenientes, em particular na cidade de El Aaiún.

Fonte: Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário