quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sahara Ocidental - a mais recente reunião de confiança concluiu em Portugal

António Guterres, ACNUR


ACNUR, a agência da ONU para refugiados, saúda a conclusão bem-sucedida no sábado 08 de fevereiro de um seminário envolvendo 33 participantes dos campos de refugiados saharauis de Tindouf, Argélia, e do território do Sahara Ocidental, com coordenadores do Governo de Marrocos e da Frente Polisário.

O seminário, realizado em Portugal, foi o último de uma série de passos de confiança visando a articulação dos refugiados saharauis de Tindouf, na Argélia, com os membros das suas famílias no território, na expectativa de uma solução política para uma das mais longas situações refugiados a nível mundial. Ao longo do evento de uma semana, os participantes passaram tempo juntos com os facilitadores da Mauritânia e trocaram e discutiram ideias visando a manutenção do património cultural.

"Esta série de seminários é um componente importante dos esforços do ACNUR para ajudar a construir a confiança entre as diferentes partes", disse o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres. "Espero sinceramente que isso irá contribuir para os esforços em curso por parte da ONU e as partes envolvidas para encontrar uma solução política para a situação do Sahara Ocidental, para que os refugiados saharauis um dia possam regressar a casa."

O seminário foi organizado pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), com o apoio do Governo de Portugal. É parte de um amplo programa de medidas de confiança que envolve Marrocos e a Frente Polisário, e os países vizinhos da Argélia e Mauritânia.

Outras Iniciativas de construção de confiança do programa incluem voos de visitas familiares entre os campos de refugiados de Tindouf e o território, que fazem parte das contínuas tentativas do ACNUR para a construção de uma ponte humanitária entre os refugiados nos campos de Tindouf e seus familiares no Território, separados durante os últimos 37 anos.

Até ao momento, segundo dados do ACNUR, mais de 13.000 pessoas visitaram os seus familiares nos acampamentos argelinos de Tindouf e no território do Sahara Ocidental, enquanto outros 40.000 saharauis se encontram em lista de espera.

Fonte: comunicado do ACNUR e EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário