sexta-feira, 24 de maio de 2013

Repressão em El Aaiún




Quarta-feira, 22 de maio, pelas 17h locais, as forças de ocupação marroquinas intervieram violentamente para dispersar várias manifestações pacíficas saharauis em diferentes bairros e ruas da capital do Sahara Ocidental ocupado, El Aaiún, que comemoravam o 40.º aniversário do começo da luta armada pela independência do Sahara Ocidental.

Numa operação policial sem precedentes para dispersar os pacíficos manifestantes saharauis, as forças de repressão marroquinas utilizaram centenas de efetivos da polícia e das forças auxiliares, assim como elementos da segurança vestidos à paisana, nas redondezas do bairro de Maatala e ao longo da Avenida Smara, rua Dadach, e no início da noite nas cercanias do forno de Manolo.

De sublinhar que estas medidas de segurança coincidiram com a visita de uma delegação do Conselho da Europa ao território.

O governador de El Aaiún ordenou o encerramento obrigatório de todos os estabelecimentos comerciais, lojas e cafeterias na Avenida Smara, ameaçando os comerciantes ao dizer-lhes que “não se responsabilizava” de que lhes pudesse acontecer se se negassem a cumprir as ordens de encerramento. Foram dadas também ordens de recolher obrigatório a todos os cidadãos presentes nesta avenida, com o intento de impedir a presença de testemunhas que pudessem filmar e fotografar a brutal atuação das forças de repressão, de que resultaram muitos cidadãos saharauis feridos.
 
Sultana Jaya, uma vez mais agredida e espancada
Lista preliminar de feridos saharauis:

O cidadão saharaui Mahmud Lahesan
O cidadão saharaui Al-amari Mohamad Fadal
A cidadã saharaui Sultana Jaya
O cidadão saharaui Zarwali Yaslam
O cidadão saharaui Laherach Hasna
O cidadão saharaui Lahsan Dalil
O cidadão saharaui Tobali Abdel Hay
A cidadã saharaui Fadah Agla Manhum
A cidadã saharaui Hayat Arguebi
A cidadã saharaui Anhabuha Butanguiza
A cidadã saharaui Hayat Jatari
O cidadão saharaui Ahmad Fal walad Ahmad Ali
A cidadã saharaui Salha Butanguiza
O cidadão saharaui Jalihana Albar Bumari

Fonte: Rede de Meios Radio Maizirat

Sem comentários:

Enviar um comentário