domingo, 26 de maio de 2013

Vasta campanha de detenções após o anúncio da inclusão da cidade de Smara no programa de visitas de Christopher Ross



Este procedimento surge após uma manifestação pacífica organizada sexta-feira à noite no bairro Tan-Tan. Bandeiras da RASD foram içadas enquanto os manifestantes gritavam slogans políticos antes que as forças de ocupação tivessem intervido para os dispersar. Prenderam uma criança de 12 anos, Ada Ali Daf, que ficou ferido na perseguição e teve que ser transportado ao hospital da capital, El Aaiún.

O cenário de detenções repete-se, como aconteceu recentemente em El Aaiún e que conduziu à prisão de seis jovens, um dos quais menor. Agentes de segurança especiais cercaram a casa do cidadão saharaui Lbachir Lbsair antes de o deterem e o terem levado para fora da cidade onde foi agredido, despojado do seu dinheiro e do seu telemóvel.

Este sábado de manhã em Smara, as forças de ocupação começaram as suas operações pelo cerco à casa da cidadã saharaui M’Barka Alina Mailad antes de terem tomado de assalto o telhado da casa e terem penetrado no domicílio para prender o seu sobrinho Salah Lbsair. M’Barka Alina, que passou 16 anos num centro de detenção secreto no sul de Marrocos, afirmou que as forças de ocupação marroquinas destruíram deliberadamente os móveis e o equipamento da casa apesar de saberem que o seu sobrinho Salah Lbsair não se encontrava lá.

Às 5h da madrugada, no bairro El Wahda, as forças de ocupação cercaram a casa do cidadão saharaui Walda Lghzal para prender o seu filho Buchraya. Este não se encontrava na casa de seus pais o que não impediu as forças policiais de destruírem os equipamentos do lar e insultar a mãe Bakkara Chakouti .

Operações similares tiveram por alvo ativistas da intifada, como  Khalil Lamjad no bairro El Fatah, Khalil Mayara, no bairro Taqadum, e Salah Sbaiti e Mohamed Salouki, no bairro Esalam.

Segundo fontes saharauis em Smara, foi o comissário Abdelhakim em pessoa que dirigiu as operações ilegais. Estes atos, tal como os ocorridos em El Aaiún, revelam as intenções das autoridades de ocupação de aterrorizar os cidadãos saharauis e de os dissuadir da sua luta pacífica, em particular após o anúncio da inclusão de Smara no programa de visitas previstas do Enviado Pessoal do SG da ONU, Christopher Ross.


Fonte: Equipe Media-WSHRW

Sem comentários:

Enviar um comentário