domingo, 2 de junho de 2013

Delegação do Congresso norte-americano visitou os campos de refugiados saharauis



Uma delegação do Congresso norte-americano terminou 5ª feira, 30 de maio, uma visita aos campos de refugiados saharauis para avaliar e se informar da situação do povo saharaui nos acampamentos.
      
Composta por 12 membros, a delegação americana, que foi acolhida pelo Wali de Smara e por deputados saharauis, visitou várias estruturas públicas.
      
O chefe da delegação, Scott Chiller, afirmou durante a sua estadia que a delegação representado o Senado e a Câmara dos representantes dos EUA, está à procura de uma solução para a questão do Sahara Ocidental, para que o povo saharaui possa viver em paz e liberdade.

Scott Chiller também elogiou os esforços do governo argelino para ajudar a encontrar uma solução para a questão do Sahara Ocidental.

Por sua parte, o wali de Smara, Brahim Edda Hmim, salientou que o povo saharaui, que espera há 40 anos para obter a sua liberdade e independência, continua exposto a violações dos direitos humanos e à espoliação dos recursos naturais sob ocupação marroquina, afirmando que a única solução para o povo saharaui é a sua independência. A Independência será um fator de estabilidade na região, afirmou.

 
O Wali de Smara reiterou a disposição do governo saharaui em ajudar a combater o terrorismo, o tráfico de droga e os males sociais que o ocupante marroquino procura impor à região.

Os membros da delegação do Congresso dos EUA ouviram uma série de apresentações de representantes da união das mulheres e jovens saharauis e do Conselho Consultivo saharaui.
       
Os intervenientes apelaram aos membros da delegação dos EUA para transmitir a mensagem do povo saharaui aos norte-americanos para pressionar o seu governo a cumprir as resoluções das Nações Unidas e as decisões do Conselho de Segurança sobre a descolonização.

A delegação dos EUA foi então hóspede de um almoço oferecido pelo primeiro-ministro saharaui Abdelkader Taleb Omar, depois de uma breve reunião com os membros do Conselho saharaui.
        
Os membros da delegação americana visitaram também a sede da Associação das Famílias dos saharauis detidos e desaparecidos e o museu nacional da resistência Saharaui.
    
Uma delegação argelina composta por 6 membros, dois deputados e 4 assistentes, acompanharam a delegação americana na visita.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário