segunda-feira, 24 de junho de 2013

Forças de ocupação marroquinas reprimem brutalmente manifestantes na cidade de el Aaiún


As forças de ocupação marroquinas intervieram no passado sábado de forma brutal  para dispersar manifestantes nas ruas de La Meca e Smara, na  capital saharaui ocupada de El Aaiún.

Na concentração participaram cidadãos saharauis, ativistas dos direitos humanos, e foram gritadas palavras-de-ordem condenando as graves violações de direitos humanos no Sahara Ocidental, assim como a autodeterminação, a independência e a liberdade.

Os manifestantes tentaram resistir aos intentos das forças de ocupação de conter a concentração mas foram brutalmente reprimidos.

Fontes de El Aaiún falam de vários feridos entre os quais se encontram o ativista saharaui dos direitos humanos Mohamed Dadach, o ativista de direitos humanos e presidente da Associação Saharaui para a Cultura e Proteção do Património Cultural, Bachri Bentàleb, o ativista e membro do Comité para a Proteção dos Recursos Naturais, Hassàn Dalil, o ativista Embarek Daudi, o ativista e ex-preso  Amhamdi Deida, o ativista Bachraya Abahi, e o ativista e ex-preso político saharaui Abdul Salam Alumàdi.

Foram também vítimas da repressão marroquina Ali Saaduni, Yassin  Abdelhadi, Embarha Dahàn, Bachir Bakna , Hamza Alansari  e Abdullah Dahan.

Sábado, 22 de junho, a delegação de eurodeputados que visita El Aaiun, manteve encontros com membros do CODESA,  encabeçados pela sua presidente Aminetu Haidar, assim como com outras ONGs saharauis. A delegação deverá reunir com o representante especial do secretário-geral da ONU para a Missão das Nações Unidas do Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO), o diplomata alemão Wolfgang Weisbrod-Weber.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário