quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mohamed Abdelaziz convida Qatar a impulsionar as negociações entre a Frente POLISARIO e Marrocos

O novo Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al Zani
Mohamed Abdelaziz , o Presidente da República da RASD e Secretário-Geral da Frente POLISARIO, convidou o a Qatar a impulsionar o processo de negociações diretas entre as partes do conflito, POLISARIO e  Marrocos, sob os auspícios do enviado pessoal do Secretário -Geral das Nações Unidas, Christopher Ross.

O convite de Mohamed Abdelaziz ao Qatar foi incluído na mensagem de felicitações a Tamim bin Hamad al Zani, nomeado novo emir do Reino de Qatar.

O Presidente Mohamed Abdelaziz solicitou ao novo emir Tamim bin Hamad al Zani que convença Marrocos a respeitar as exigências da legalidade internacional e aceitar "a solução democrática que permita ao povo saharaui decidir o seu futuro com toda a liberdade e transparência, através da realização de um referendo livre, justo e imparcial".

O Presidente da República Saharaui elogiou as relações que unem a RASD ao Qatar. "Esperamos que as relações que unem a RASD ao  Qatar se aprofundem ainda mais com Tamim bin Hamad al Zani" – afirma no texto da mensagem.

O Presidente Mohamed Abdelaziz recordou o papel desempenhado pelo Qatar em diferentes fases para aliviar os sofrimentos dos dois povos, saharaui e marroquino, citando como exemplo a mediação do Qatar na libertação dos presos de guerra marroquinos detidos pelo Exército de Libertação Saharaui durante os confrontos armados iniciados desde a invasão marroquina do Sahara Ocidental em 1975.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário