domingo, 16 de junho de 2013

ONU denuncia: Marrocos persegue os saharauis que usam o seu traje tradicional


 


A Perita independente do Conselho de Direitos Humanos da ONU denuncia o assédio e perseguição do ocupante marroquino contra as tradições saharauis. O regime marroquino, desde a ocupação do Sahara Ocidental, empreendeu uma política de aculturação sistemática que começou por trocar os nomes das cidades do Sahara Ocidental (substituindo, por exemplo, “El Aaiun” por “Laaiun”. No âmbito dessa política de aculturação, o regime de ocupação ameaça e persegue os saharauis que envergam o seu traje tradicional, distinto do marroquino.

No relatório apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU afirma-se:

“A Perita independente assinalou uma inquietante tendência: alguns saharauis deixam de envergar o seu traje tradicional distintivo ou hesitam em fazê-lo porque se sentem ameaçados ou perseguidos. A Perita independente recorda que as autoridades locais têm a obrigação de proteger a realização dos direitos culturais contra as ingerências de terceiros e que, como o explicou o Comité dos direitos económicos, sociais e culturais, a obrigação de respeitar e de proteger o direito de cada um a exercer as suas próprias práticas culturais deveria ser considerada como uma obrigação fundamental em virtude del parágrafo 1 a) do artigo 15 do Pacto internacional relativo aos direitos económicos e sociais e culturais 37. Pede insistentemente às autoridades locais que se ocupem deste problema e que se tomem medidas para promover uma cultura de tolerância e de diversidade cultural”.

A Perita independente da ONU constatou esta falta de tolerância e de respeito pela diversidade cultural depois de ter sido aprovada a nova “Constituição” marroquina de 2011 que dez respeitar a cultura hassania.


Fonte: wshrw.org

Sem comentários:

Enviar um comentário