quinta-feira, 6 de junho de 2013

Samantha Power substitui Susan Rice como a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas



Susan Rice, nomeada recentemente Conselheira de Segurança Nacional do Presidente Barak Obama,  será substituída na ONU por Samantha Power, antiga jornalista e ativista dos direitos humanos. A nomeação de Samantha Power exige a confirmação pelo Senado, cujo nome deve agora ser submetido à apreciação dos parlamentares. O governo Obama não prevê dificuldades.

Barak Obama aproveitou a nomeação de Susan Rice para lhe fazer um elogio: "Como nossa embaixadora nas Nações Unidas, Susan [Rice] tem sido uma defensora incansável na promoção dos nossos interesses", disse Obama. “[Susan Rice] é apaixonada e pragmática, uma feroz defensora da justiça e da dignidade humana”, acrescentou.

Segundo o site da Casa Branca, Samantha Power juntou-se à equipe de Obama do Departamento de Estado no final de novembro de 2008, tendo sido nomeada assessora especial do presidente Obama e diretora senior para Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos no Conselho de Segurança Nacional, responsável pela gestão do Departamento de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos, posições que desempenhou a partir de janeiro de 2009 a março de 2013.

Em abril de 2012, Obama escolheu-a para presidir ao Conselho de Prevenção de Atrocidades, recém-formado. Durante o tempo que desempenhou o cargo, o Conselho a que presidia focou-se em questões como a reforma da ONU, a promoção dos direitos das mulheres e dos direitos dos homossexuais, a promoção da liberdade religiosa e da proteção das minorias religiosas, a proteção dos refugiados, a campanha contra o tráfico de seres humanos e a promoção dos direitos humanos e da democracia.

Além do “Pulitzer Prize for General Non-Fiction”, 
o livro de Samantha Power foi ainda premiado 
com: Robert F. Kennedy Book Award; National 
Book Critics Circle Award for General Nonfiction 
e Raphael Lemkin Award (Institute Study of Genocide)

A futura embaixadora dos EUA na ONU, antiga jornalista e correspondente em vários cenários de conflito (Bósnia, Timor-Leste, Kosovo, Ruanda, Sudão e Zimbabwe), ganhou o Prémio Pulitzer com a obra "A Problem from Hell": America and the Age of Genocide (2002). É também autora do livro: Chasing the Flame: Sergio Viera de Mello and the Fight to Save the World (2008).   

Sem comentários:

Enviar um comentário