quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Espoliação continua: também a areia…

 

A areia do Sahara Ocidental ocupado continua a ser espoliada. Região Autónoma da Madeira e Canárias têm sido destinos recorrentes….

O Western Sahara Resource Watch (http://www.wsrw.org ) revela fotos do barco ‘Trío Vega” carregando areia no porto de El Aaiún, capital do Sahara Ocidental ocupado, com destino a Las Palmas.




O Trío Vega, com bandeira da Serra Leoa e 1800 toneladas de capacidade, tem feitos nos últimos dez dias viagens de vai-e-vem entre Las Palmas e El Aaiún, carregando e descarregando areia proveniente dos territórios ocupados. Os saharauis nunca deram consentimento a esta atividade. Trata-se pois de uma ação ilegal.

O Trío Vega há anos que transporta ilegalmente areia do Sahara Ocidental para as Canarias com destino aos armazéns da empresa Granintra, S. A., atividade denunciada pelo WSRW em várias ocasiões.

As fotos mostram a operação de carregamento de areia pelo Trío Vega no porto de El Aaiún no passado dia 24 de agosto. O navio deverá retornar de novo a El Aaiún nos próximos dias para prosseguir na espoliação de areia.

Há muitos anos que a areia saharaui tem como destino as Ilhas Canarias, onde, além de uso industrial, tem sido utilizada para aumentar o areal de muitas praias.


Fonte: wsrw.org

Sem comentários:

Enviar um comentário