sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Centenas de agentes marroquinos enviados para El Aaiún antes da visita de Christopher Ross

Ross durante a sua anterior visita, realizada no passado
mês de março, com membros do CSPRON (Comité de Apoio ao Plano
de Resolução das Nações Unidas e à Proteção dos Recursos Naturais
do Sahara Ocidental)
Centenas de agentes dos serviços de segurança e polícias marroquinos chegam à Cidade de El Aaiún, poucos dias antes de visita de Ross.

Segundo fontes dos defensores saharauis de direitos humanos na capital saharaui, o regime marroquino deslocou centenas de agentes de segurança de várias cidades e localidades dos territórios ocupados e do sul de Marrocos para a cidade de El Aaiún ante a visita do Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental.

As mesmas fontes asseguram que, há dois dias, que a cidade assiste à presença de diferentes corpos de segurança marroquinos, desde forças auxiliares, gendarmaria e polícias uniformizados e à paisana.

Os agentes chegaram a El Aaiún por várias vias terrestres em diferentes viagens de autocarros e em veículos particulares para não levantar suspeita ante a população saharaui.

Christopher Ross deverá chegar na noite de sexta-feira para iniciar a sua agenda de contactos e reuniões no sábado com as organizações sociais e de direitos humanos saharauis em El Aaiún e na cidade de Smara.

Prevê-se que durante a visita de Ross sejam organizadas grandes manifestações pacíficas contra a ocupação marroquina e de condenação das violações de direitos humanos cometidos pelo regime marroquino contra a população saharaui.


Fonte. Defensores saharauis de DDHH a partir de El Aaiún

Sem comentários:

Enviar um comentário