sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Christopher Ross chega a El Aaiún

Brahim Dahane, presidente da Associação saharaui de Vítimas
da Violação dos Direitos Humanos

O Representante Pessoal do secretario-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, chegou hoje a El Aaiún, capital do Sahara Ocidental, onde manterá reuniões com as autoridades locais e associações independentistas saharauis.

Segundo informou à agencia  EFE Brahim Dahane, presidente da Associação saharaui de Vítimas da Violação dos Direitos Humanos (ASVH), está previsto que amanhã Ross reúna com a sua associação, com o Coletivo dos Defensores Saharauis de Direitos Humanos (CODESA) e outras associações independentistas.

Por outro lado, a agência de notícias marroquina, MAP, refere que o diplomata norte-americano manterá encontros com as autoridades locais, eleitos locais, notáveis das tribos saharauis e ativistas da sociedade civil.

Ross iniciou este novo periplo pela região na passada 2.ª feira, reunindo em Rabat [capital marroquina] com o presidente do Governo, Abdelilah Benkirán, o novo ministro de Negócios Estrangeiros marroquino, Salahedín Mezuar, e com o recém nomeado ministro do Interior, Mohamed Hassad.

Durante a sua visita à capital marroquina entrevistou-se ainda com o presidente da Câmara de Representantes (câmara baixa), Karim Ghellab e com o presidente da Câmara de Conselheiros (câmara alta) Cheij Biadilah.

Quarta-feira, Ross viajou para os acampamentos saharauis de Tindouf (Argélia) onde manteve um encontro com o presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz.


O presidente da ASVH disse à EFE que, amanhã, sábado,  coincidindo com a visita de Ross a El Aaiún, os independentistas saharauis convocaram uma manifestação na Avenida Smara.

Sem comentários:

Enviar um comentário