sexta-feira, 25 de outubro de 2013

John Kerry visita pela primeira vez Marrocos


  
John Kerry estará em Marrocos nos dias 7 e 8 de novembro. Visitará a Argélia antes ou depois?

O secretário de Estado americano John Kerry é esperado pela primeira vez em Marrocos nos próximos dias 7 e 8 de novembro, no âmbito de uma viagem regional.

O secretário de Estado americano, John Kerry, efetua a sua primeira visita a Marrocos desde a sua nomeação há cerca de um ano. Kerry, um perfeito francófono, não é tão próximo a Marrocos como o era Hillary Clinton, que lhe antecedeu no lugar.

Sua visita ocorre antes de uma visita de Estado do rei Mohamed VI aos Estados Unidos, anunciada através de fontes de Marrocos, mas ainda não confirmada por fontes oficiais.

Fontes diplomáticas disseram à Agência FP que a reunião será para a "parceria estratégica" entre o Reino e os EUA.

Marrocos representa para os Estados Unidos um aliado regional, nomeadamente em questões de segurança relacionadas com o terrorismo na região do Sahel. As relações entre os dois países têm experimentado alguma tensão, especialmente desde que o projeto de resolução dos EUA sobre o Sahara apresentado em abril foi retirado à última hora. Washington propôs prorrogar o mandato da MINURSO à questão dos direitos humanos, o que provocou protestos do lado marroquino.

Já este mês, Washington afirmou-se «inquieta» quanto à detenção do jornalista Ali Anouzla, acusado «de ajuda material, apologia e incitação ao terrorismo».


O périplo de John Kerry envolve igualmente outros países do Magrebe, nomeadamente a Argélia. O primeiro-ministro argelino Abdelmalek Sellal, anunciou que o chefe da diplomacia dos EUA estará no «início de novembro» na Argélia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário