quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Huffington Post defende o direito à autodeterminação do Sahara Ocidental


 O diário norte-americano Huffington Post defende o direito à autodeterminação do Sahara Ocidental, afirmando que Marrocos ocupa “ilegalmente'' os territórios saharauis sublinhando a necessidade urgente de um mecanismo de monitoramento dos direitos humanos.

'' A última colónia em África: O Estado esquecido'' é o título de um artigo publicado ontem, terça-feira pelo influente jornal americano que'' afirma: este Estado chama-se Sahara Ocidental e o seu povo é saharaui''. (…)

''Em vez de dar a independência aos Saharauis, Espanha fez um negócio com Marrocos e a Mauritânia assinando o Acordo de Madrid pelo qual Espanha dividiu o território saharaui entre os dois países vizinhos'', lembra o quotidiano americano.

Baseando-se em factos, este influente jornal americano refere que Marrocos ''ocupa ilegalmente'' o Sahara Ocidental desde há 38 anos e que apesar do direito da ONU que estipula o direito inalienável de exercer livremente a autodeterminação, as potências internacionais não intervêm para exigir um referendo de autodeterminação ao contrário daquilo que praticaram outros Estados africanos.



 (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário