sexta-feira, 18 de abril de 2014

A 11ª edição do FISAHARA decorre de 29 de abril a 5 de maio




O festival de cinema e cultura FiSahara realiza a sua 11.ªedição de 29 de abril a 5 de maio com a presença e o apoio de grandes artistas espanhóis e de outras nacionalidades, que tornam esta edição em pleno deserto — nos acampamentos de refugaidos de Daklha, na argélia — um evento muito especial.

O documentário 'Legna: habla el verso saharaui" tem estreia anunciada para o FiSahara


“Legna: habla el verso saharaui” é um relato de poesia audiovisual que recolhe elementos essenciais da cultura saharaui encadeando os versos recitados de forma rigorosa e evocativa em hassania ( língua que se fala no Sahara Ocidental) e castelhano pelos próprios poetas e poetisas.

Poemas que cantam e  evocam o essencial da cultura material beduína existente  desde o Saguia El Hamra (o norte) até ao Rio de Ouro (o sul). Uma viagem mágica desde o río Dra no norte até Agüeinit e Leyuad  na fronteira sul com a Mauritânia, desde a costa de praias brancas de Bojador até aos limites imprecisos da badia. Um território saharaui marcado pela vaga de história recente de revolução, guerra, resistência, (Intifada) e espera. Território, história, cultura costurada a partir da poesia transbordante da vida, amor e nostalgia.

Programação do FISAHARA

Fonte: Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário