segunda-feira, 7 de julho de 2014

Parlamento saharaui acredita que a atual conjuntura é muito favorável a uma solução




O presidente do parlamento saharaui, Jatri Aduh, afirmou hoje que a atual conjuntura política é muito favorável a agilizar uma solução "justa e duradoura" do conflito do Sahara Ocidental, que passa por um referendo de autodeterminação.

Jatri Adhu, que hoje se reuniu com o presidente do Parlamento das Canárias, Antonio Castro, e deputados autonómicos, manifestou no termo do encontro que a comunidade internacional está cada vez mais consciente de que o povo saharaui existe e que o seu direito à autodeterminação está consagrado pelas resoluções da ONU.

Na opinião do presidente do Parlamento saharaui, a comunidade internacional também acredita que é chegado o momento de pôr fim à invasão do Sahara Ocidental por parte de Marrocos.

Durante o encontro, Jatri Adhu transmitiu o agradecimento do povo saharaui ao apoio que as Canárias lhe têm dado. Sublinhou ainda que as conclusões do último relatório da ONU são muito importantes e refletem a realidade, referindo que nelas se destaca que a solução para o Sahara deve basear-se na natureza jurídica do conflito como problema de descolonização.

No relatório, acrescentou Jatri Adhu, afirma-se que o Sahara é um território não autónomo e por isso o exercício do direito à autodeterminação é o passo obrigatório para uma solução justa.

Jatri Adhu afirmou ainda que os saharauis resistiram durante trinta e nove anos e demonstraram que nunca renunciarão ao seu direito à autodeterminação.


Sem comentários:

Enviar um comentário