domingo, 28 de dezembro de 2014

Quem beneficia com o tráfico de drogas no Sahara ?




Artigo publicado pela Agência Nouakchott de Informação (ANI) denunciando as cumplicidades do Estado e do exército marroquinos no tráfico de drogas na Mauritânia e em toda a região sahariana
  
Recentemente, jornais online divulgaram uma informação segundo a qual confrontos violentos teriam oposto o exército mauritano a traficantes de drogas, "entre os quais elementos da Polisario"

O envolvimento do exército mauritano nestes alegados "confrontos com elementos da Frente Polisario" envolvidos no tráfico de drogas não é baseado em qualquer facto real.

Trata-se, de facto, uma ação recente levada a cabo por parte do exército mauritano contra os traficantes a bordo de veículos Pick-up com uma carga composta por quantidades de droga semelhante à que é cultivada no alto e médio Atlas de Marrocos.

Os traficantes foram identificados e localizados pelas forças mauritanas que por fim os neutralizaram numa zona fronteiriça com o Sahara Ocidental a poucos metros da linha de demarcação dos dois territórios.

Esses mesmos factos foram citados pelo presidente [mauritano] Mohamed Ould Abdel Aziz ante interlocutores nas recentes cimeiras de Nouakchott e do G5 Sahel.

Na verdade, o exército mauritano agiu no seu território contra os criminosos, alguns dos quais foram mortos e outros presos. Também apreendeu grandes quantidades de drogas e vários carros que integravam a coluna dos traficantes.

Sobre esta operação, importa realçar que ela foi realizada sem qualquer coordenação com outros exércitos de países vizinhos, pois não exigia o amplo envolvimento de outros atores.

Além disso, cabe perguntar: de que servirá a implantação de forças marroquinas, se uma coluna de veículos 4x4, tendo a bordo alegados traficantes ou separatistas, pode circular de Dakhla até Bir Mogrein sem ter quaisquer problemas?

No passado, o exército mauritano já tem levado a cabo várias operações bem-sucedidas na região contra traficantes de drogas.


http://ani.mr/fr/node/302#sthash.jEKlVIbR.dpuf

Sem comentários:

Enviar um comentário