sábado, 9 de maio de 2015

Chefe da MINURSO nos acampamentos de refugiados saharauis




O coordenador dos trabalhos com a MINURSO, Mhamad Khadad, recebeu hoje nos acampamentos de refugiados saharauis Kim Bolduc, enviada especial do secretário-geral da ONU e chefe da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO).

O dirigente saharaui abordou com a chefe da MINURSO os últimos acontecimentos no conflito do Sahara Ocidental tendo em conta a última resolução dos Conselho de Segurança, que amplia por um ano mais o mandato da MINURSO mas sem a possibilidade desta poder velar pelos direitos humanos.



Na reunião também foram abordados os últimos temas discutidos na última reunião do Secretariado Nacional, em que a Frente Polisario deixa claro que qualquer relação com a MINURSO deve ser em igualdade de condições e tendo claro que a principal função da missão é a de organizar um referendo de autodeterminação justo, livre e transparente.

Outro tema abordado foi a última medida tomada pelo exército saharaui nas zonas libertadas exigindo aos veículos da ONU no Sahara Ocidental que ostentem a matrícula da organização internacional como sinal de neutralidade no conflito.


Kim Bolduc estava acompanhada pelo representante da MINURSO nos acampamentos de refugiados e os chefes militares da missão internacional que trabalham na supervisão do cessar fogo ente junto do exército saharaui e do exército marroquino.

Sem comentários:

Enviar um comentário