quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

14.º Congresso da Frente Polisario: apenas dois candidatos eleitos para o Secretariado Nacional à primeira volta das eleições




A Comissão Eleitoral encarregada do processo de eleição dos membros do Secretariado Nacional da Frente Polisario anunciou os resultados da primeira volta das eleições, destacando que apenas dois candidatos obtiveram a “maioria absoluta” de votos de acordo com o Regulamento eleitoral.

O presidente da Comissão refere em comunicado que, “de acordo com os artigos 72.º e 73.º do Regulamento Básico da Frente Polisario, os vencedores na primeira volta para membro de Secretariado Nacional têm que alcançar uma maioria absoluta de 50% dos votos + 1 pelo que, na 1.ª eleição, apenas dois candidatos obtiveram esse resultado: Hamma Salama [ministro do Interior] e Mohamed Khaddad [coordenador da Polisario junto da MINURSO], que reuniram, respectivamente, 1225 e 1135 dos 1969 votos expressos", declarou o presidente da comissão, Bechraya Beyoun.

De acordo com a secção “d” do artigo 73.º do Regulamento Básico e tendo em conta que nenhum outro candidato alcançou o quórum necessário na primeira volta, proceder-se-á a uma segunda volta onde os eleitos serão os que obtiverem maior número de votos.

Há uma lista de 81 candidatos que competem para 27 lugares disponíveis no Secretariado Nacional. Os congressistas já haviam reeleito Mohamed Abdelaziz como Secretário-Geral da Frente Polisario, e aprovado a participação no SN dos secretários-gerais das organizações da sociedade civil (UGTSARI, UJSARIO, UES e UNMS) e a concessão de 16 lugares a militantes dos territórios ocupados.

Sem comentários:

Enviar um comentário