domingo, 28 de fevereiro de 2016

Dezenas de milhares de saharauis celebram o 40.º aniversário da proclamação da RASD



Uma delegação da Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental presente nos acampamentos de refugiados de Daklha, no extremo sudoeste argelino, onde decorrem as cerimónias



Dezenas de milhares de saharauis vindos de todos os campos de refugiados reuniram-se Sábado, 27 de Fevereiro, no mais longínquo dos acampamentos para celebrar o 40.º aniversário da proclamação da República Árabe Saharaui Democrática (RASD).



Em ambiente festivo, e apesar da forte tempestade de areia que atingiu os acampamentos, saharauis e personalidades estrangeiras assistiram a um desfile militar e a uma representação do folclore tradicional.




















Entre as delegações mais emocionadas, a oriunda dos territórios ocupados, feliz de "poder estar debaixo de uma bandeira saharaui sem que isso implique risco de repressão e tortura", explicou à agência EFE Ahmed Ettanji, líder da delegação.
A RASD foi fundada a 27 de Fevereiro de 1976, apenas umas horas depois da retirada do último soldado de Espanha, potência colonial na região zona desde 1884.


Vídeo: http://zip.net/bhsXZ6

Sem comentários:

Enviar um comentário