sábado, 30 de abril de 2016

Marrocos pede aos EUA que clarifiquem a sua posição no conflito e abre crise nas relações bilaterais




De acordo com uma fonte diplomática nos Estados Unidos, Marrocos pediu a Washington que clarificasse a sua posição sobre a questão do Sahara Ocidental e a sua relação com Marrocos.
Na verdade, este apelo não é o primeiro do género. De maneira implícita, ele foi formulado pelo rei de Marrocos, Mohamed VI, durante o seu recente discurso ante a Cimeira do Conselho Geral de Cooperação dos países do Golfo.

“A situação é grave, há uma confusão nas tomadas de posição e duplicidade de linguagem na expressão de amizade e de aliança, paralelamente às tentativas de apunhalamentos pelas costas”, afirmou o rei.

Os observadores seguiram com bastante interesse o discurso de Mohamed VI.

A resposta foi dada ontem num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação na sequência da aprovação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que prorroga o mandato da MINURSO.
“Marrocos lamenta que o membro do Conselho de Segurança que tem a responsabilidade pela formulação e apresentação do primeiro projeto de resolução tenha introduzido elementos de pressão, coação e debilitamento e tenha diligenciado contra as relações que o unem ao reino de Marrocos”. Uma clara e explícita alusão aos EUA, dado que é o país encarregado de redigir o esboço de resolução sobre o Sahara Ocidental.

No próprio interior dos Estados Unidos, a posição ambígua e a manobra diplomática levanta dúvidas sobre a credibilidade de Washington ante Marrocos.


30-04-2016 - EL CONFIDENCIAL SAHARAUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário