terça-feira, 9 de agosto de 2016

Presidente saharaui pede à ONU que adote "medidas firmes e urgentes" para pôr fim à escalada de Marrocos




APS – Boumerdes – O Secretário-Geral da Frente Polisario e Presidente da República Saharaui Democrática (RASD), Brahim Ghali, apelou hoje, terça-feira, em Boumerdes, ao Conselho de Segurança da ONU a “tomar medidas fortes e urgentes para pôr fim à " escalada de Marrocos na última colónia em África”.

Na sua intervenção na abertura da 7ª edição da universidade de verão para os quadros da Frente Polisario e da RASD, o presidente saharaui sublinhou que "o Conselho de Segurança deve adotar com urgência medidas concretas e decisivas para pôr fim à atitude de Marrocos que constitui uma grave violação da Carta da ONU, uma intervenção descarada nos seus poderes e uma ameaça para a paz e a estabilidade internacional".

"Face à intransigência e à escalada do ocupante marroquino, que conta com o vergonhoso apoio de França e de partidos internacionais conhecidos pelo seu passado colonial, a ONU é chamada a assumir a responsabilidade total para completar o processo de descolonização do Sahara Ocidental, a última colónia em África ", afirmou.

O presidente saharaui instou a ONU a "que tome as medidas necessárias para impor sanções sobre o estado de ocupação, para levar [Marrocos] a respeitar o direito internacional e definir com urgência a data da organização de um referendo de autodeterminação para o povo saharaui".

O presidente saharaui pediu também o levantamento do estado de sítio imposto aos territórios ocupados do Sahara Ocidental e por fim à repressão, defendendo o estabelecimento de um mecanismo da ONU para a proteção y vigilância dos direitos humanos nesses territórios.
Salientou ainda a necessidade de libertar os presos políticos saharauis que jazem nos cárceres marroquinos e de fazer luz sobre o destino dos desaparecidos saharauis, exigindo o fim do saque dos recursos naturais saharauis.

A 7ª edição da Universidade de verão para os quadros da Frente Polisario e da RASD, iniciou os seus trabalhos na Universidade Mohamed Bouguerra (Boumerdes), presidida pelo ministro saharaui da Construção dos Territórios libertados saharauis Mohamed Lamine Buhali.
Cerca de 400 quadros, membros da sociedade civil argelina e personalidades internacionais, ativistas da defesa dos direitos humanos participam neste evento.


Sem comentários:

Enviar um comentário